Como está a qualidade da água que o seu prédio utiliza?

Como está a qualidade da água que o seu prédio utiliza?

Embora algumas regiões não estejam sofrendo tanto com a escassez de água, é certo que o Brasil não vive atualmente um bom momento no que diz respeito à distribuição e disponibilidade desse recurso. Por esse motivo, muitos condomínios residenciais têm recorrido a alternativas como o serviço de carro-pipa para reforçar o abastecimento

No entanto, é preciso estar alerta à qualidade da água adquirida. É necessário que se realizem periodicamente testes químicos na água que está armazenada no seu condomínio. O mesmo serve para a água vinda da Companhia oficial que abastece seu município. Por ser “oficial”, pressupõe-se que seja tratada, porém, mesmo assim, é aconselhável se certificar que aquela água seja mesmo potável.

Teste – Para verificar as condições da água disponível é realizado o teste de potabilidade, que irá analisá-la para saber se o consumo é seguro, ou seja, se a ingestão dessa água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. A metodologia segue parâmetros estabelecidos na Portaria 2914 do Ministério da Saúde, que dita os padrões da água destinada ao consumo humano.

Segundo a Portaria, a verificação da potabilidade é dividida em classes de análises, sendo as mais frequentes as análises físico-químicas daTabela de padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde e as análises bacteriológicas da Tabela de padrão microbiológico da água para consumo humano. A análise bacteriológica identifica possíveis infestações por microrganismos através da análise de indicadores como o Escherichia Coli e os Coliformes Totais.

Credibilidade – É importante frisar que o síndico deve buscar uma empresa séria para efetuar esse serviço. O preço do orçamento não deve ser o único critério considerado na contratação e sim a credibilidade. Deve-se procurar saber se a referida empresa ou laboratório possui alvará da vigilância sanitária dentro da validade e também as credenciais do profissional responsável técnico que assina os laudos. O síndico, enquanto consumidor, tem o direito de exigir cópias dos documentos que comprovem as informações.

Para o sucesso do experimento, a coleta do material é um momento crucial e segue protocolos, sendo com frasco estéril, por exemplo. É aconselhável que esse momento seja acompanhado pelo próprio síndico ou – em caso de indisponibilidade dele – o monitoramento seja feito por um funcionário do condomínio, como o zelador. Análises periódicas (de preferência de seis em seis meses) irão garantir a qualidade da água proveniente da rede hidráulica e, dependendo dos resultados, indicará o momento propício para limpeza das caixas d’água, ato fundamental para preservar a água.

Garantir a potabilidade da água que circula no condomínio é uma atribuição dada ao síndico. É um dever seu cumprir as manutenções necessárias para assegurar isso. Assim sendo, em caso de negligência, o síndico pode ser penalizado por possíveis prejuízos à saúde de condôminos que comprovem ser contaminados com água de má qualidade no condomínio.