Fevereiro: mês do zelador

Fevereiro: mês do zelador

Zelador. O nome desta profissão diz muito sobre sua função: zelar pelo bem comum, seja ele público – no caso de instituições governamentais – ou privado, como acontece nas escolas, prédios comerciais e, também, condomínios. Fevereiro é o mês que celebra este importante funcionário. No Brasil, o Dia do Zelador é comemorado no dia 11 de Fevereiro

Dentro de um condomínio, o zelador é o braço direito do síndico. Na ausência deste, é o zelador quem toma as decisões práticas do cotidiano, como os pequenos consertos ou a troca de lâmpadas. Também é de responsabilidade dele gerenciar as atividades dos demais funcionários do prédio: porteiros, vigias, serviços de limpeza, ascensorista, jardineiros, dentre outros.

De confiança – O cargo de zelador costuma ser ocupado pela mesma pessoa durante muito tempo, é um cargo de confiança, por isso não é difícil encontrar em condomínios mais antigos alguns que já trabalham lá há muitos anos. O zelador tem contato direto com assuntos muito delicados pertinentes à administração do condomínio e não é recomendável que haja muita rotatividade de pessoas nesse posto.

Zelar, cuidar, fiscalizar, prestar contas ao síndico de tudo o que se passa no condomínio. Essas são funções primordiais do zelador e para desempenhá-las com eficácia, algumas características devem ser buscadas nesse profissional. O candidato a zelador deve ter senso de iniciativa (para agir na ausência do síndico), capacidade de liderar outros funcionários, boa comunicação, bons modos e postura elegante para tratar com os condôminos e visitantes, ser organizado, responsáve e ter boas referências.

Todo condomínio deve obedecer a um calendário de manutenções periódicas para preservar as boas condições de uso de instalações elétricas e hidráulicas, caixas d’água, elevadores, para-raios, caixas de gordura, geradores de energia, portões eletrônicos, câmeras de segurança dentre outros equipamentos que garantam segurança e conforto aos condôminos.

Braço direito – A administração do condomínio é uma responsabilidade do síndico, porém é válido lembrar que muitas vezes essa pessoa é um morador comum do prédio que possui uma vida de afazeres pessoais e não pode dispor 100% de seu tempo aos cuidados com o edifício. O zelador, sim, é a pessoa ideal para gerenciar essas vistorias, pois dá expediente dentro do condomínio e pode receber as funções delegadas pelo síndico.

Para organizar a rotina, o zelador deve possuir um check list de atividades a serem realizadas diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente e em datas esporádicas. Ele é também o responsável por entrar em contato com empresas especializadas nas manutenções que o condomínio precisa e fazer os agendamentos. Mesmo com tantas atribuições importantes, é preciso deixar claro que o zelador é um funcionário cumpridor de tarefas designadas por seu superior, em nenhum momento ele possui autoridade para deliberar como síndico.