6 Regras para o descarte correto do lixo

6 Regras para o descarte correto do lixo

Por Cecília Lima

 

 

Estima-se que cada indivíduo produza de 800 gramas a 1 quilo de lixo por dia! Sabe-se, ainda, que essa média pode ser ainda maior de acordo com que se aumenta o nível econômico das pessoas. Imaginando um condomínio em que vivam milhares de moradores, podemos ter a dimensão do que representa a questão do lixo no cotidiano das cidades atualmente.

 

Infelizmente, é comum vermos erros sendo cometidos no descarte de resíduos em edifícios residenciais, o que contribui para o agravamento do problema. Para contornar isso, é preciso um esforço coletivo entre síndico, funcionários e condôminos, no intuito de adotar práticas corretas na coleta, descarte e armazenamento do seu lixo.

 

Em cenários menos amistosos, a multa deve ser aplicada aos que reincidirem em maus hábitos. Confira a seguir, 6 regrinhas básicas que podem ajudar o síndico a gerenciar melhor a questão do descarte do lixo no condomínio:

 

  • Os resíduos devem ser acondicionados em reservatórios com tampa: esta medida é fundamental para evitar o acesso por parte de pragas urbanas, tais como ratos ou baratas, que costumam se beneficiar desses locais como fonte de alimento e abrigo. Obviamente, os usuários devem manter o reservatório sempre fechado, após colocar o lixo.

 

  • Escolha um contêiner de acionamento por pedal: a desculpa dada por muitas pessoas que teimam em largar os seus sacos de lixo do lado de fora do reservatório apropriado é a de que têm nojo de tocar a tampa dele. Para evitar isso, um tonel com abertura por pedal resolve o problema.

 

  • Reserve uma área adequada para armazenagem: o lixo do condomínio deve ficar em um local coberto, que não fique exposto a possíveis chuvas nem à luz do sol em demasia. Essas condições vão garantir a conservação dos detritos pelo tempo necessário até que eles sejam removidos em definitivo.

 

  • Sinalize muito bem a área de descarte: o local escolhido para colocação do lixo deve ser de amplo conhecimento dos condôminos, funcionários e, se possível, até de visitantes, para que não haja qualquer desculpa de colocação de lixo em local indevido.

 

  • Proíba lixeiras em escadas: prática ainda muito comum em residenciais no Brasil, a colocação de cestos ou tonéis em escadas e corredores é proibida pelo Corpo de Bombeiros, pois atrapalha rotas de fuga em eventuais momentos de emergência. O prédio pode deixar de receber o auto de vistoria por isso.

 

6)  Separação do lixo: fazer uma coleta seletiva é uma ótima ideia para o meio ambiente, porém não é tão simples de implementar na prática junto a tantas pessoas. Contudo, lançar a ideia de fazer uma seleção parcial, separando o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado e seco) é plenamente viável. Invista nessa campanha com os condôminos!

*Jornalista