A importância do uso consciente da água no período da pior seca

A importância do uso consciente da água no período da pior seca

 

Se cada um fizer a sua parte no uso consciente da água o risco de um racionamento será bem menor. Recentemente o Sistema Nacional de Meteorologia divulgou documento alertando sobre a seca em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. O período com maior risco é de junho a setembro.

Os modelos meteorológicos apontam baixo volume de chuva no leito do Rio Paraná, uma das principais fontes de abastecimento das regiões Sul e Sudeste. Essa poderá ser a pior seca dos últimos 91 anos. A região Oeste em Minas poderá ser a mais afetada.

Os condomínios podem contribuir com campanhas para evitar o desperdício de água, além de ações práticas para diminuir os vazamentos. Sugiro que os funcionários dos condomínios sejam orientados a economizar água na limpeza dos espaços internos e externos.

Uma espécie de “varredura” para identificar vazamentos na rede hidráulica é outra sugestão para combater o desperdício e ajudar na redução do valor da conta. Alguns condomínios têm seu time de colaborador um bombeiro que realiza esses reparos gratuitamente.

Uma campanha da Copasa, prorrogada até o dia 25 de agosto, também pode ajudar a evitar o desperdício. Trata-se da campanha de autodenúncia contra fraudes e ligações clandestinas, conhecidas popularmente como “gatos”. As denúncias podem ser feitas no site da Copasa.

Carlos Eduardo Alves de Queiroz – Presidente do SindiconMG