Manutenção de cercas elétricas garante segurança perimetral

Manutenção de cercas elétricas garante segurança perimetral

Por Cecília  Lima

 

Entre as estratégias possíveis para promover maior segurança perimetral, a instalação de cercas elétricas é uma adotada por quase todos os edifícios atualmente, por aliar vantagens como o baixo custo junto ao efeito intimidador e assim funcionar para proteger o condomínio da ação de invasores.

 

Cabe ressaltar, em primeiro lugar, que tanto a sua instalação, quanto a sua manutenção devem ser acompanhadas por empresas especializadas nesse ramo, a fim de garantir o melhor desempenho do equipamento e evitar possíveis acidentes.

 

Conforme dito, a cerca elétrica enquadra-se na categoria de equipamentos protetores perimetrais, ou seja, faz a segurança dos limites do terreno do prédio (perímetro). Ela deve, portanto, ser instalada nos muros. A grande procura por esses equipamentos se dá devido à crescente onda de violência que vem atingindo prédios comerciais e residenciais, infelizmente com muitos relatos de invasões e arrastões, o que faz com que todos busquem reforçar ao máximo seus mecanismos de segurança.

 

Mercado – Nesse cenário, o mercado de produtos voltados à segurança predial e patrimonial se aperfeiçoa, tendo a cada dia mais opções. No que se refere às cercas elétricas, há atualmente diferentes tipos disponíveis, com marcas e modelos trazendo novas funcionalidades. Entretanto, o princípio de funcionamento permanece o mesmo: usar a eletricidade para repelir invasor sem causar risco de morte.

 

De modo geral, um kit para instalação de cerca elétrica contém itens: central eletrificadora (utiliza a energia de 110V ou 22V para gerar a tensão dos fios), bateria (garante o funcionamento da central mesmo em caso de falta de energia), cabos de alta tensão, fios de aço inox, hastes de sustentação e sirene (para soar o alarme em casos de interrupção da corrente pelo sistema). É válido lembrar que o trabalho com eletricidade é potencialmente mortal e só deve ser realizado por profissionais devidamente capacitados e certificados para tal atividade.

 

Manutenção – A manutenção da cerca deve checar e revisar todos esses componentes, pois eles juntos fazem o sistema promover a segurança do prédio. Um item importante a ter seu funcionamento verificado é o dispositivo de segurança que faz soar o alarme caso haja dano à corrente elétrica que supre o equipamento. Ele é acionado quando há interrupção do fornecimento de energia, seja por curto-circuito ou mesmo corte dos fios. Dessa forma, observe que sem este sistema de alarme, a eficácia da cerca será parcialmente prejudicada.

 

Há dois modelos que são frequentemente usados em condomínios: o primeiro é a cerca elétrica convencional (feita de hastes verticais ligadas entre si através dos isoladores por fios de aço inox) e o segundo, são os sensores Evas, que utilizam feixes infravermelhos que detectam movimento e disparam um alarme sonoro indicando a invasão de um determinado local.

 

Ainda temos a cerca elétrica concertina, menos comum, (feita com arame farpado de alta tensão de ruptura, em formato de espiral, contendo lâminas de aço perfurantes e cortantes). Nelas, a tensão elétrica elevada, entre 8 a 12 mil volts, percorre os fios de inox. Na maioria dos prédios e residências é utilizada a concertina se eletrificação.

 

É importante ressaltar que o equipamento deve estar instalado a uma altura de 2,5 metros do chão e as hastes não podem ultrapassar o perímetro do imóvel.

 

Conforme mencionado, essa energia não possui amperagem suficiente para matar um ser humano, nem mesmo um animal de estimação (cães e gatos, por exemplo), que porventura venham a tocar a instalação, pois o objetivo do equipamento não é ser letal (o que seria inclusive ilegal). O choque elétrico disparado é o bastante para repelir o invasor, fazendo com que se afaste do muro.

 

*Jornalista