Vazamento no condomínio gera prejuízo

Vazamento no condomínio gera prejuízo

Por Cecília Lima

 

 

Você sabia que aproximadamente de cada 100 litros de água que é tratada para se tornar potável, quase 40 não são efetivamente consumidos, mas sim perdidos devido a “escapes”, como vazamento nas redes, além de fraudes e erros de aferição. É o que estima um levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil e pela Water.org e divulgado em junho do ano passado, o qual demonstra que o desperdício de água aumentou pelo terceiro ano seguido no Brasil.

 

Nos condomínios, o vazamento hidráulico pode ser um problema silencioso e, quando vem a ser descoberto, já se apresenta com grandes prejuízos e complicações. Portanto, é importante que síndicos e condôminos estejam atentos aos sinais de possíveis infiltrações. Vejam alguns sinais que podem indicar isso:

 

Despesa – a conta não está batendo com o consumo? Se você notou uma mudança no padrão das cobranças que não é compatível com o que vem sendo gasto de água é porque algo está errado. Esta água pode estar vazando para um local desconhecido.

 

Paredes – é importante estar atento à aparência das paredes, pois o problema pode estar através delas. Sinais de umidade ao simples toque podem ser uma dica. Além disso, indícios de mofo, alteração na coloração, bolhas, manchas, descamação da pintura, “embarrigamento” são fortes sinais que apontam para vazamentos.

 

Goteiras – As mesmas alterações de cor, bolor e pintura das paredes se aplicar aos forros e tetos. Aqui, entretanto, por ação gravitacional temos um outro sinal bastante específico: as goteiras. Em casos de tetos de gesso, corre-se o risco, inclusive de descolamento de placas, devido à umidade excessiva.

 

Piso – um sinal mais grave que pode ocorrer é o afundamento do piso e, quando isso ocorrer, providências devem ser agilmente tomadas. É preciso lembrar que vazamentos hidráulicos podem comprometer seriamente estruturas vitais para a edificação, quando não consertados brevemente, além do prejuízo e desperdício gerados.

 

Objetos domésticos – Em caso de vazamento, é provável que o condômino note também alterações em alguns itens presentes na sua própria casa, a exemplo de cortinas úmidas ou já mofadas, móveis mofados, tapetes e carpetes úmidos. O cheiro dos ambientes, de modo geral, é alterado.

 

É válido lembrar que os condomínios geralmente são compostos por dois tipos de sistemas de tubulações: um vertical (que distribui água no prédio) e um horizontal (este conduz a água do sistema vertical para o interior das unidades). De mesma maneira, os sistemas de esgoto possuem ramais análogos, tanto verticais quanto horizontais.

 

Assim, pressupõe-se que sinais de vazamento nas paredes sugerem alterações no sistema vertical (responsabilidade do condomínio), portanto o síndico deve ser comunicado rapidamente. Caso o vazamento seja identificado em um dos ramais das unidades, o conserto será responsabilidade do proprietário.

*Jornalista