15 de outubro: Dia do Consumo Consciente


15 de outubro foi a data escolhida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para instituir em 2009 o Dia do Consumo Consciente no Brasil com a intenção de conscientizar os brasileiros a respeito dos problemas socioeconômicos, ambientais e políticos que estamos causando no país por conta dos padrões de produção e consumo insustentáveis que adotamos.

 

Uma recente pesquisa realizada pelo SPC Brasil revelou que em média, 74% dos entrevistados realizam as atividades consideradas adequadas para o uso racional da água; 76% colocam em prática ações consideradas adequadas ao uso racional da energia elétrica; porém, somente apenas um pouco mais que a metade (53,2%) dos ouvidos separa o lixo doméstico para a coleta seletiva.

 

A noção de que os recursos naturais são esgotáveis e de que é preciso consumir com responsabilidade já está presente na sociedade brasileira e é importante que essa ideia seja reforçada ano após ano. A gestão dos condomínios exerce importância fundamental na sugestão, aprovação e implementação de medidas que visem a maior economia e racionalidade no consumo.

 

Não basta apenas cobrar do poder público soluções para os problemas. É necessário que cada cidadão faça também a sua parte. Se cada condomínio promover pequenas mudanças nas suas rotinas, o impacto positivo será considerável. Veja a seguir 3 passos para se tornar um condomínio mais consciente:

 

  • Economia de energia: a substituição das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes comuns por modelos do tipo LED na iluminação de áreas coletivas a princípio assusta pelo valor do investimento inicial, uma vez que as lâmpadas mais modernas são mais caras. Porém, é preciso considerar os ganhos em longo prazo, pois elas podem diminuir mais de 50% as contas de luz e possuem vida útil de 13 anos, em média. A instalação de sensores de presença para ativar a iluminação e a substituição de elevadores antigos por outros mais modernos são outras medidas que geram economia de energia.

 

  • Economia de água: a preocupação com a crise hídrica ganhou manchetes nos noticiários no último ano e fez soar o alarme da economia nas cidades. Muitos condomínios estão buscando mecanismos de engenharia para reaproveitar água descartada de apartamentos ou da chuva. No entanto, se o seu condomínio não possui recursos para instalar um sistema de reuso, isso não é desculpa para não economizar. Pequenas atitudes podem ajudar a poupar água: não lavar calçadas, substituir a mangueira pelo balde, consertar vazamentos e torneiras que pingam, vistoriar encanamentos com frequência, cobrir piscina, regar plantas à noite, etc.

 

  • Destinação do lixo: a implementação da coleta seletiva já é uma realidade em muitos condomínios. Os resíduos devem ser separados de acordo com o material que os compõe e levados para Postos de Entrega Voluntária ou cooperativas para que sejam reaproveitados. É importante destacar que óleo de cozinha e lixo eletrônico (pilhas, baterias e peças velhas de computador, celular, etc) são materiais poluentes e que devem receber tratamento especializado. Uma informação que muitos síndicos desconhecem é de que em algumas cidades é possível vender o material descartado no condomínio.