Desentupimentos só com assistência profissional


Entupimentos de canos são por si só um problema desagradável. Se isso ocorre em um condomínio, onde a rede é interligada, a dor de cabeça é multiplicada e ganha outras proporções. Isso porque é possível que o transtorno ultrapasse os limites de uma unidade para outra (ou várias!) e prejudique várias pessoas, além da própria estrutura do edifício.

 

A obstrução geralmente ocorre pelo acúmulo de detritos nos canos. Há pessoas que não têm o hábito de tirar o excesso de alimento das louças antes de lavá-las na pia. O resultado disso é que muitos fragmentos orgânicos entram pelo ralo e diminuem a fluidez no encanamento. Outra consequência é o mau cheiro exalado pela comida em decomposição que não consegue alcançar a rede de esgotos. Incomodados, muitos condôminos tentam resolver o problema sozinhos e acabam agravando a situação.

 

O bancário Joacir Morais, síndico de um residencial em Fortaleza (CE), conta que já discutiu com um morador por esse motivo. “Foram dois incidentes com a mesma pessoa. O primeiro foi um vazamento causado por que o senhor em questão estava tentando desentupir um cano usando uma vara de ferro, que causou perfurações. Meses depois o zelador sentiu falta de extintores do condomínio e descobrimos que o mesmo morador estava usando esses equipamentos para tentar desentupir os canos”. O condômino foi responsabilizado pelo prejuízo causado ao condomínio e pagou por novos extintores de incêndio.

 

O ideal seria se os encanamentos fossem lavados constantemente com produtos próprios para a remoção de resíduos, no entanto sabemos que ninguém toma este cuidado. Entupimentos mais sérios não se resolvem com arame, tampouco extintores. Ao fazer isso, o leigo pode piorar a situação. Produtos à base de soda cáustica são muito populares para essa finalidade e podem danificar todo o encanamento de um imóvel. Nesse caso, além do proprietário, saem perdendo os vizinhos e o condomínio.

 

É necessário solicitar ajuda especializada, com trabalho realizado por um profissional que conheça os métodos adequados para desobstruir os diferentes tipos de encanamento, fazendo a menor sujeira possível. Deve-se ter em mente que sai muito mais barato contratar uma desentupidora, do que reparar toda a rede de encanamento danificada.

 

O mais importante de tudo é tentar evitar esse tipo de transtorno e para isso, algumas medidas simples podem ser adotadas: não deixar pratos com restos de alimentos dentro da pia; quando lavar os alimentos para preparo, tomar cuidado para não cair no ralo pequenos grãos como arroz, por exemplo; sempre manter um filtro para ralo de pia e sempre jogar fora as pequenas sujeiras que ficam filtradas nele; não descartar óleo dentro da pia; orientar crianças a fazer esses mesmos procedimentos.