Ômega 3: uma gordura que faz bem!


Os lipídios (óleos e gorduras) costumam ser apresentados como os vilões da dieta, pois são substâncias capazes de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e provocar entupimentos, espessamento ou rupturas. Embora isso se aplique a muitas gorduras, não se pode generalizar, tampouco deve-se excluí-las totalmente da alimentação, uma vez que muitas funções do organismo dependem dela.

 

Para uma nutrição saudável é preciso ter bom senso para dosar quantidades e, principalmente, buscar conhecimento para ingerir aquilo que é benéfico. O ômega 3 é um ácido graxo, uma gordura poli-insaturada, que pode trazer muitos benefícios ao corpo humano. Ele pode ser encontrado em forma de cápsulas, mas o mais interessante é consumir essa substância na própria comida.

 

E não é difícil encontrar essa gordura do bem! Ela está presente principalmente nos peixes de águas frias, não apenas em carnes mais caras como o salmão e o bacalhau, mas também em alternativas mais em conta, como o atum e a sardinha enlatados. Os benefícios do Ômega 3 para a saúde são inúmeros, começando pelo fato de que essa substância controla os níveis de colesterol, elevando o HDL (bom) e reduzindo o LDL (ruim), além de diminuir também os triglicerídeos.

 

Essa é uma informação relevante para quem tem problemas de colesterol e triglicerídeos altos, pessoas que estão mais sujeitas a sofrerem com problemas cardiovasculares. Inserir alimentos com Ômega 3 no cardápio é fundamental para quem quer proteger a saúde do coração, já que ele evita a formação de coágulos e placas, os quais podem resultar em infarto ou derrame

 

O ômega 3 também ajuda a preservar o sentido da visão, visto que ele participa da formação da retina, membrana do olho responsável por converter o estímulo luminoso em elétrico, processo imprescindível para que o indivíduo possa enxergar imagens.

 

Além disso, estudos recentes demonstram a relação entre o Ômega 3 e a depressão: indivíduos com baixo níveis desse ácido graxo no organismo são mais propensos a apresentarem quadros depressivos. Logo, a ingestão de Ômega 3 é indicada para essa prevenção e para potencializar todo o desempenho cognitivo do indivíduo.

 

Uma alimentação equilibrada, de preferência acompanhada por um profissional de saúde, é o primeiro passo para se levar uma vida saudável. Algumas doenças são impossíveis de serem evitadas, contudo, é certo que muitas outras enfermidades que hoje atingem milhões de pessoas no mundo podem sim ser evitadas com adoção de melhores hábitos de vida.