Aparelhos de ar condicionado devem receber manutenção no inverno

Aparelhos de ar condicionado devem receber manutenção no inverno

As doenças do trato respiratório são sabidamente mais frequentes no período do inverno, sobretudo aquelas de origem infecciosa, causadas por vírus, fungos e bactérias, que encontram nessa época do ano as condições ideais para se multiplicarem e contaminarem várias pessoas.

 

Nesse contexto, um dos vilões que devem ser combatidos é o aparelho de ar condicionado, pois é comum que as pessoas não o utilizem nesse período e, por isso, deixem para fazer a manutenção preventiva e limpeza do equipamento apenas no verão. Isso faz com que os profissionais desse ramo fiquem com agendas lotadas e o preço dos serviços consequentemente aumentem. A dica é fazer o caminho inverso: priorizar o período do inverno para contratar especialistas para verificar os aparelhos.

 

Um ar condicionado sujo e mal cuidado oferece dois grandes riscos ao usuário: o primeiro é de infecção respiratória, tosse e pele ressecada, coceiras e outros desconfortos que afetam a qualidade de vida, devido à presença de microrganismos que se proliferam mais rapidamente no inverno.

 

O segundo risco diz respeito à segurança elétrica. Um equipamento que funciona mal tem sua vida útil reduzida, gasta mais energia para desempenhar um atividade menos eficaz e passa por um desgaste de peças e, por fim, pode sofrer sobrecarga elétrica e consequentemente um curto-circuito, o que é um evento predisponente a ocorrência de incêndios, algo bastante grave que merece cautela e prevenção nos condomínios.

 

Em regiões mais frias, onde o inverno é mais marcante, é comum o uso de aparelhos de ar condicionado com função de multi-temperatura, ou seja, trabalha tanto para resfriar, quanto para aquecer o ambiente. Quando a manutenção deles está atrasada, é possível perceber que o aparelho sujo começa a exalar mau cheiro, prejudicando a qualidade do ar no ambiente.

 

Para pessoas que habitam locais frios e fazem uso desse tipo de equipamento, a higienização durante o inverno é ainda mais importante, já que com a baixa umidade do ar e o acúmulo de impurezas nos filtros dos aparelhos, as doenças respiratórias são ainda mais frequentes.

 

Atenção!

Lembre-se que em janeiro deste ano entrou em vigor a lei federal 13.589/2018, a qual obriga todos os edifícios, públicos ou privados – incluindo condomínios – a fazerem a manutenção de seus sistemas de ar condicionado a partir de um Plano de Manutenção, Operação e Controle, com o objetivo de prevenir ou minimizar riscos à saúde dos ocupantes.