Escorpiões: temíveis pragas urbanas

Escorpiões: temíveis pragas urbanas

Dentre as pragas urbanas mais frequentemente encontradas em condomínios estão as baratas, os cupins, formigas e ratos. Um animal relativamente pouco comum, mas que traz grandes preocupações e espalha o medo seja em qualquer lugar no qual for encontrado é o escorpião.

 

Esse animal é classificado como um artrópode, sendo parente distante das aranhas. A razão do medo que muitas pessoas sentem é que ele traz em seu dorso um ferrão o qual carrega uma substância tóxica aos seres humanos e animais domésticos, que pode causar complicações à saúde de quem é picado, podendo inclusive – em casos graves – levar à morte.

 

A picada causa uma forte dor por conta da inflamação no local, que pode aumentar a frequência cardíaca da vítima, além de acarretar enjoos, vômito, dificuldade para respirar e queda de pressão. Animais de pequeno porte podem vir a óbito em questão de minutos após serem picados.

 

Os escorpiões são animais de grande poder adaptativo e hábitos noturnos, por isso esse é o turno de maior probabilidade de encontrar um à solta no edifício. A proliferação desse artrópode é favorecida durante as estações quentes, fato esse que faz com que o verão seja a principal estação em que é encontrado nos condomínios. Contudo, eles podem se reproduzir também em outras épocas do ano.

 

Em dezembro de 2017 moradores de um condomínio em Carapicuíba, na Grande São Paulo, sofreram um verdadeiro pesadelo com uma invasão massiva de escorpiões. Durante a infestação, chegaram a ser encontrados escorpiões até no 15º andar.

 

Isso chamou a atenção para um fato pouco conhecido: os escorpiões são capazes de transitar pela tubulação, entrando e saindo de ralos ou pelas paredes, o que faz soar o alerta na vigilância quanto aos encanamentos do prédio.

 

Como se evita o surgimento desses animais indesejáveis? A orientação é a mesma dada para todas as demais pragas urbanas que se beneficiam da bagunça e falta de higiene. O condomínio e seus moradores devem zelar pela organização e tomar medidas preventivas: não acumular entulhos e vedar frestas, janelas, ralos e tubulações já é um ótimo início. As empresas de dedetização também trabalham com combate a escorpiões e devem ser chamadas periodicamente para limpar o edifício a fim de destruir focos de proliferação.

 

Como proceder em casos de infestação, quando a reprodução dos animais sai do controle? Nesses casos é recomendável comunicar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da sua cidade e solicitar orientações sobre como proceder.