Qualidade do sono tem impacto na saúde geral do corpo humano

Qualidade do sono tem impacto na saúde geral do corpo humano

(Redação com assessoria)

 

Dormir é uma atividade vital para o organismo humano, pois é dessa ação que dependem vários processos de restauração e manutenção de células e órgãos, garantindo um funcionamento adequado do corpo.

 

A qualidade, bem como a quantidade do sono são, portanto, importantes indicativos de como vai a qualidade da saúde de um modo geral e suas alterações podem sugerir distúrbios orgânicos que mereçam ser investigados. Insônia ou sonolência excessiva, sono interrompido por dores, suor, falta de ar ou outros desconfortos devem ser sinais de alerta de que algo possa estar errado.

 

A rotina do indivíduo também tem influência na qualidade de seu sono. Pessoas estressadas, ansiosas, que utilizam equipamentos eletrônicos por muito tempo (celular, tablete, televisão), pessoas com alimentação desregrada, sedentárias tendem a apresentar mais alterações no padrão de sono.

 

Outro problema que impacta na qualidade do sono e pode gerar repercussões físicas é o uso de colchões ou travesseiros inadequados, isso pode acarretar dores osteomusculares ou até mesmo deformidades. Se você acorda com dores pelo corpo, no pescoço e nas costas, pode haver algo errado na sua maneira de deitar.

 

De acordo com Dr. Rogério Vidal de Lima, especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, o colchão deve ser bem firme, mas macio. O de mola é o mais recomendado porque tem uma boa durabilidade e preço razoável. Se for muito mole sua coluna fica torta e com certeza vai gerar dores e se for muito rígido, a sua musculatura ficará cansada, podendo atacar o quadril, ombros e as juntas.

 

“É preciso que as pessoas saibam que o colchão e o travesseiro tem validade e se sua vida útil estiver vencida pode gerar problemas tanto no sono, como em partes do corpo. Por exemplo, se o seu colchão, quando você acorda, estiver formando uma depressão na superfície é o momento de comprar um novo”, alerta o ortopedista. Ao adquirir um colchão novo, é fundamental observar se ele possui uma densidade compatível com seu peso corporal.

 

Confira algumas dicas para ter um sono saudável:

  • Se dormiu mal uma noite, não fique dormindo até mais tarde. Não permita que seu organismo inverta a noite com o dia.
  • Exercícios físicos moderados, especialmente os de alongamento, e até 2 horas antes de dormir, podem ajudar.
  • O quarto deve estar preferencialmente totalmente escuro, pois a luz interfere na liberação de melatonina, o hormônio cerebral que leva ao sono.
  • O silêncio ajuda a induzir o estado de sono, portanto evite ir dormir com a televisão ou outro aparelho ligado.
  • Procure manter um horário regular para dormir, pois assim seu organismo desenvolve um ritmo interno apropriado.