Escolhendo o ar condicionado adequado

Escolhendo o ar condicionado adequado

O verão 2016 está aquecendo os termômetros e para fugir do calor uma das estratégias é o uso do ar condicionado. No condomínio, além das unidades particulares, eles costumam estar em áreas comuns como salão de festas, sala de ginástica, sala de vídeo, brinquedoteca, salão de jogos, etc. Alguns critérios podem ajudar a fazer uma boa escolha na hora de adquirir um aparelho novo.

 

O primeiro passo para obter sucesso é procurar saber as dimensões exatas do ambiente onde se pretende instalar o equipamento; Também é necessário fazer um cálculo aproximado de quantas pessoas que vão frequentar o espaço no dia a dia. Isso é importante para definir o modelo e a potência corretos para o ar condicionado.

 

“Muitas pessoas optam por um aparelho de menor potência para um ambiente amplo, apenas porque ele custa mais barato, isto é, observando apenas o preço de venda do produto e não o custo a longo prazo. Porém, essa é uma ideia equivocada, pois um ar condicionado pequeno tende a trabalhar mais e gastar mais energia se estiver sobrecarregado, dando conta de refrigerar uma área maior que a adequada”, explica o técnico em climatização Afonso Sousa.

 

O consumo de energia elétrica é um aspecto muito relevante a ser considerado. Atualmente os condicionadores de ar com tecnologia inverter se apresentam como as melhores opções, pois regulam o fluxo de energia diminuindo a oscilação, reduzindo o consumo de energia, quando se detecta que o ambiente precisa de menos refrigeração ou aquecimento, o que permite uma economia de até 60%, dependendo da marca. Além da economia, os modelos inverter trabalham com gás refrigerante ecológico, que traz menos prejuízos à natureza.

 

 

Manutenção

 

A manutenção dos aparelhos de ar condicionado é determinante para o desempenho e vida útil do produto. Além disso, é totalmente necessária para proporcionar bem-estar e saúde aos condôminos que irão usufruir dele. É preciso realizar a higienização do filtro a cada trinta dias (ou menos, se o uso for frequente), para evitar obstrução e acúmulo de poeira. Ele pode ser lavado em água corrente. Para os condomínios localizados próximos à praia, os cuidados devem ser redobrados por conta da maresia. A visita técnica de uma assistência especializada uma vez ao ano é indicada.