Cerca elétrica: mais um aliado contra a violência urbana

Cerca elétrica: mais um aliado contra a violência urbana

O crescimento acelerado das taxas de violência urbana assusta. Os condomínios, antes vistos como residências seguras, são hoje infelizmente alvos de quadrilhas especializadas. A solução é se precaver e tentar se munir com o máximo de recursos para evitar ocorrências que ponham em risco a segurança dos moradores e funcionários

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A tecnologia evoluiu e hoje estão disponíveis no mercado vários mecanismos que dificultam ações criminosas. Apesar de já serem populares em várias cidades, algumas pessoas ainda subestimam a eficácia das cercas elétricas. Outros moradores de casas ou condomínios ainda não aderiram ao equipamento por acreditar que a instalação seja muito cara.

Vale a pena – As duas opiniões são falhas. As cercas elétricas são, sim, eficazes e podem evitar a presença de intrusos no prédio. Especialistas em segurança recomendam seu uso. Em segundo lugar, as cercas elétricas não são tão caras quanto algumas pessoas imaginam. É um investimento importante e acessível.

A cerca elétrica é composta por comprimentos de fios desencapados e vara usada para levar a eletricidade para o chão.  A energia pode ser captada a partir de uma tomada de 110v ou 220v padrão. A cada segundo, um pulso de energia elétrica de alta voltagem é enviado para o fio energizado na haste de aterramento.

Perigo – O efeito gerado pela quantidade de energia elétrica desprendida por uma cerca elétrica pode variar de irritante a letal, dependendo da intensidade. O principal objetivo da maioria dos sistemas de cercas elétricas é evitar que pessoas indesejáveis tenham acesso a uma determinada área. Ao entrar em contato com a cerca, os pretensos invasores recebem um choque não-letal, que serve para desencorajá-lo a tentar fazer contato direto com o fio desencapado outra vez.

O preço das cercas elétricas muda muito de cidade para cidade e depende da qualidade do material, tipo de equipamento e fornecedor escolhido.

No condomínio – Se você já tomou conhecimento dos benefícios proporcionados pela cerca elétrica e se convenceu de que não se trata de um investimento demasiadamente caro, está na hora de planejar a instalação de um equipamento desse tipo no seu condomínio. Mas, como todas as decisões que afetam a coletividade, antes de iniciar a instalação é necessário estar atendo a algumas regras.

Primeiramente, é preciso procurar saber o que diz a legislação do seu município ou estado sobre o uso do mecanismo. Geralmente, as leis estabelecem regras mínimas de segurança para utilização de cercas energizadas, como altura de sua instalação, voltagem e informação de forma ostensiva sobre sua existência. As regras devem ser rigorosamente obedecidas, sob pena de o condomínio vir a ser responsabilizado no caso de algum dano.

Não existe restrição na lei sobre os locais de instalação, mas cabe ao condomínio deliberar sobre o assunto em assembleia. Geralmente a cerca energizada é utilizada no entorno de parte ou do todo do edifício, cabendo observar que o condomínio deve ter a concordância do imóvel vizinho para sua instalação. Caso contrário, deverá observar o nível de inclinação previsto na lei para que proceda a instalação sem a concordância do vizinho, obedecendo aos limites da edificação. Por se tratar de uma melhoria útil, a aprovação em assembleia deverá contar com a maioria dos condôminos.

Antes de fazer qualquer coisa, consulte um especialista. As empresas ou pessoas físicas que se dedicam à instalação devem ter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e ter engenheiro eletricista na condição de responsável técnico.