Condomínios aderem ao Pilates na sala de ginástica

Condomínios aderem ao Pilates na sala de ginástica

As salas de ginástica não são novidades em condomínios residenciais de alto padrão. Mas o que vem incrementando esses espaços é a inclusão do Pilates como mais uma opção de exercício, além dos já tradicionais equipamentos de musculação e aeróbica. Os benefícios são garantidos, desde que contem com o acompanhamento e supervisão de profissional capacitado.

O Pilates promove uma reeducação do movimento do corpo e visa trabalhar todos os músculos, consiste em uma técnica de exercício e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução.

O público alvo dessa atividade física é bastante abrangente, sendo indicado, inclusive, para pacientes que sofrem de diversas doenças, sejam elas do coração, ou até casos de câncer. Além disso, segundo especialistas na área, o Pilates é um dos melhores métodos no tratamento de problemas na coluna vertebral, de lombalgias e hérnias de disco. E o resultado é rápido, sendo que a melhora já pode ser observada nas primeiras sessões.

Os benefícios prometidos são vários: melhoras da circulação sanguínea, mobilidade e agilidade, postura, tonificação da musculatura profunda do abdômen, alívio da tensão e estresse trabalhando a concentração, prevenção e recuperação de lesões, melhora da área de movimento e articulações, fortalecimento da coluna, aumento da coordenação motora e equilíbrio, correção de sobrecargas e alinhamento dos músculos. Tudo isso aliado a uma melhora significativa da autoestima.

A técnica do Pilates também pode ser uma importante aliada no processo de emagrecimento. Ela não promove a perda calórica diretamente, mas promove mudanças que potencializam o processo de perda, principalmente por estimular um trabalho de respiração, o Pilates acelera o metabolismo, sem contar que combate o estresse e a ansiedade, grandes vilões da dieta e do emagrecimento.

Os aparelhos utilizados na prática do Pilates são bem diferentes dos aparelhos encontrados nas academias de ginástica. Eles são adequados a uma atividade física de menor impacto, com foco em força, flexibilidade e mobilização segura das articulações. Para montar uma sala de aula de Pilates, é necessário que o condomínio conte com a consultoria de um fisioterapeuta habilitado para essa atividade, o qual também deve estar presente durante as práticas, orientando o uso correto dos equipamentos.