Envidraçar é tendência

Envidraçar é tendência

Além da maior sofisticação e consequente valorização do imóvel, o aproveitamento de espaços é apontado como mais uma vantagem.

O fechamento de halls, sacadas e salões com as chamadas cortinas de vidro tem se mostrado uma tendência forte no momento. Contudo, antes de por a mão na massa e ousar na reforma, é preciso saber se o seu condomínio autoriza o encerramento desses espaços ou se há restrições para esse tipo de obra, uma vez que há prefeituras municipais que proíbem por descaracterizar a fachada.

Se a intervenção for permitida, é hora de pesquisar orçamentos, fornecedores e também as vantagens e desvantagens de se fazer essa alteração. Um dos motivos que mais fazem as pessoas procurarem o envidraçamento é o isolamento acústico que ele proporciona, fazendo com que as pessoas tenham mais privacidade e possas ficar mais a vontade seja num ambiente de uso coletivo do condomínio ou na própria varanda.

Em condomínios onde há muita criança ou mesmo animais de estimação, outro fator considerado vantajoso é a maior segurança, uma vez que o vidro funciona como uma barreira extra para evitar acidentes trágicos como quedas ou arremessos de objetos. Ao envidraçar um ambiente, também se garante menos sujeira por poeira ou poluição e também da água das chuvas, por exemplo. De modo que o ambiente fica mais isolado e menos sujo do que estaria se não houvesse uma barreira.

Arquiteta Leila Lins diz que “se for em uma varanda, aquele espaço depois de fechado passa a ser um prolongamento da sala ou do quarto e as pessoas podem usá-lo com mais conforto sem que as coisas voem ou corram o risco de cair e sem se expor ao vento ou à poluição. Se o espaço for um salão de festa ou hall, também se verifica o mesmo. Hoje em dia, com os condomínios ocupando cada vez menos metros quadrados, cada espaço é precioso”, afirma.

O primeiro passo para quem deseja inovar e dar uma repaginada no ambiente é consultar um arquiteto para elaboração do projeto. Depois, para a execução do mesmo, procure sempre profissionais com credibilidade e bom histórico no mercado. Lembre-se que há momentos em que não vale a pena economizar, quando se pode colocar em risco a segurança de vidas humanas.

Os trilhos onde os painéis de vidros serão colocados precisam estar devidamente fixados para garantir a segurança da estrutura, assim como as demais peças utilizadas para permitir que os vidros possam ser abertos e fechados de acordo com o projeto do cliente. Após instalação, o usuário vê sempre conferir as peças estão funcionando corretamente ou se há alguma dificuldade em abrir ou fechar uma área da sacada, bem como se os vidros estão intactos ou se apresentam rachaduras. Na menor alteração na estrutura, empresa que instalou as cortinas de vidro deve ser acionada para manutenção.