Governança condominial, o que é, e como utilizar

Governança condominial, o que é, e como utilizar

Na administração de condomínios o bom gestor deve ter múltiplas competências, necessita estar habilitado a gerenciar várias atividades diárias em diversas áreas ( financeira, pessoal, fiscal, tributária, legal, normativa e administrativa) e  necessita também de habilidades de relacionamento interpessoal para lidar com as demandas dos condôminos e os possíveis conflitos que surjam no ambiente condominial.

                     O principal desafio da função de síndico é buscar conhecimentos de administração para poder gerenciar, administrar e governar todas estas áreas. O síndico não pode imaginar que sozinho conseguirá administrar o condomínio, desta forma deve buscar parceiros que o aconselhem e ajudem nesta tarefa, dentre eles o conselho fiscal e consultivo, a administradora e trabalhar sempre voltado aos interesses da sociedade condominial.

A Governança Condominial é composta por três pilares de sustentação que abrangem todos os aspectos administrativos para um bom gerenciamento condominial são eles, a governança; os controles internos e a compliance.

                 Governança: basicamente, engloba conceitos e ferramentas de gestão visando aumento da segurança e qualidade das decisões e práticas condominiais, desta forma, ocorre transparência nos dados e processos decisórios garantindo um tratamento padronizado aos condôminos, empregados e prestadores de serviços. Seus principais elementos são Convenção do condomínio, assembleias gerais, síndico e conselho fiscal.

               Controles Internos: conjunto de procedimentos e normas com o objetivo de proporcionar confiança no que diz respeito à eficiência dos recursos existentes no condomínio (humanos, materiais e financeiros). Os meios de controle incluem as formas de organização, planos de contas, orçamentos, relatórios, registros, projetos, inventários, treinamentos, entre outros. O controle interno também deve verificar e assegurar a proteção do patrimônio e a veracidade e fidedignidade das informações contábeis e não contábeis da organização, através de conciliação de documentos e planos de contas. Um dos procedimentos que garantem maior transparência à administração é a contratação de auditoria de forma preventiva, ela vai analisar e avaliar as movimentações financeiras mensalmente favorecendo uma melhor governança ao condomínio.

            Compliance: o termo compliance traduz a ideia de “agir conforme a regra”, a adoção de procedimentos para que todas as leis e regulamentações sejam rigorosamente cumpridas em relação ao síndico, conselho fiscal, administradora, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e poder público. A adoção de tais medidas garante transparência e lisura na gestão, prevenindo, via de consequência, a prática de iniciativas fraudulentas, ilegais ou simplesmente lesivas ao condomínio, ainda, melhora o nível de governança; reduz gastos com pagamentos de multas e outras penalidades, uma vez que o condomínio irá operar de acordo com as leis; dá ao condomínio maior credibilidade junto aos condôminos e fornecedores.

Concluímos que a existência de um bom processo de Governança Condominial fornece ao condomínio a segurança, confiabilidade e transparência na administração e no cumprimento das normas trabalhistas, legais e tributárias evitando contingências futuras.

renato@hjwcontabil.com.br