Itens de segurança agregam valor ao condomínio

Itens de segurança agregam valor ao condomínio

Em um país onde a violência e a criminalidade urbana só crescem, a segurança é, sem dúvidas, o principal fator levado em consideração quando as pessoas optam por trocar casas comuns por apartamentos. A moradia em condomínios transmite maior sensação de proteção, pois ali, além de contar com equipamentos de suporte, há também o fato de ter outros moradores por perto.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Dentre os elementos relacionados à segurança do prédio que geralmente são analisados na hora de analisar o custo-benefício de se comprar ou alugar um imóvel em um condomínio residencial estão o vídeo-monitoramento interno e externo do prédio por CFTV (Circuito fechado de televisão), cercas elétricas, sistema de alarmes, portões automatizados.

Dispositivos mais sofisticados também são bem-vindos e atraem uma parcela da população com mais recursos disponíveis: uso de biometria para acesso das áreas comuns, elevadores e das unidades privativas, câmera com maior poder de alcance e melhor resolução (o que facilita a identificação de possíveis malfeitores), equipamentos blindados tais como portas, janelas, guaritas.

Os recursos humanos também costumam ser elementos bem avaliados na hora de optar por viver em condomínio. A presença de funcionários especializados na portaria por 24 horas é um atrativo, bem como a atuação de vigilantes durante a noite ou período integral.

Esse interesse foi ratificado quando um portal imobiliário realizou uma pesquisa pioneira entre usuários da internet que foram questionados sobre as principais motivações que os levam a buscar um novo lar em um ambiente condominial. Os resultados do levantamento se consolidaram nos últimos anos e atualmente são reafirmados pelas expectativas de hoje em dia.

A pesquisa mostrou que, embora o preço ainda fosse o fator mais determinante para comprar ou alugar, dentre os serviços considerados essenciais que o imóvel deve oferecer, em primeiro lugar apareceu “Segurança 24h” em disparada, tendo sido relevante para 75% dos entrevistados. A questão da segurança superou outros interesses, tais como lazer e comodidades (lavanderia, academias).

Investir em equipamentos de segurança não é algo barato. Levar propostas de orçamento alto nem sempre é algo bem recepcionado no contexto de uma assembleia de moradores. Contudo, há de se argumentar que além do benefício imediato de proporcionar a todos maior proteção, também deve ser levado em conta o fator de se estar valorizando o imóvel, o que é do interesse de todos: ter o seu patrimônio valorizado e, ao mesmo tempo, protegido.