Laudo técnico ajuda na identificação de falhas

Laudo técnico ajuda na identificação de falhas

Pensar e executar a reforma de um prédio quase sempre é motivo de preocupação para síndicos e administradores. Qualquer serviço mal executado ou com falhas de planejamento certamente resultará em reclamações frequentes dos condôminos.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Para evitar essa dor de cabeça, o laudo técnico de vistoria predial é uma ferramenta fundamental que contribuirá para que as necessidades sejam devidamente identificadas e medidas preventivas sejam tomadas a fim de evitar maiores problemas no futuro.

O laudo técnico de vistoria deve ser entendido como uma inspeção para avaliar diversos aspectos da edificação, como segurança, estado de conservação, vida útil, estruturas de concreto armado, instalações elétricas e hidrossanitárias, entre outros. Ao longo do tempo, os prédios tendem a apresentar falhas que, em alguns casos, podem exigir alto custo de reparação e apresentar riscos para os moradores.

Se identificado com antecedência, por meio do laudo técnico, tais problemas podem ser evitados. E minimizar os danos torna-se imprescindível, uma vez que administradores e síndicos podem ser responsabilizados civil e até criminalmente por eventuais falhas, seja por negligência ou omissão.

As obras que forem apontadas no laudo técnico como necessárias para a manutenção da edificação deverão ser prévia e obrigatoriamente licenciadas à Prefeitura Municipal, e realizadas com o acompanhamento de profissional técnico legalmente habilitado.

As vistorias envolvem uma equipe multidisciplinar, sendo necessário, no mínimo, a avaliação de profissionais da engenharia civil e da engenharia elétrica, ambos com formação plena. Todos os detalhes devem ser observados, pois qualquer problema aparentemente simples pode evoluir e causar maiores transtornos aos moradores.

Com base no laudo, o proprietário ou administrador tem condições de solicitar orçamentos específicos às empresas especializadas para a execução das medidas propostas, bem como comparar valores, pois os serviços serão previamente estabelecidos no documento técnico.

A perícia deve ser neutra e apontar para a viabilidade dos orçamentos apresentados. Com o laudo em mãos, o síndico tem uma análise técnica da situação da edificação, podendo refutar reclamações e cobranças dos condôminos. É importante ainda ficar atento às legislações estaduais que podem indicar orientações e deveres referentes à realização do laudo técnico de vistoria.