Piscina aquecida: vantagens e desvantagens

Piscina aquecida: vantagens e desvantagens

Ela garante o lazer mesmo em dias frios, mas requer uma manutenção especial

Estamos em pleno inverno por isso o frio é intenso em muitos estados brasileiros, com as temperaturas baixas, fica cada vez mais rara aquela ida à piscina do prédio seja para fazer exercícios ou para relaxar. Isso pode ser contornado com equipamento que aquece a água da piscina, propiciando uma condição agradável para banho mesmo em dias frios, o que agrega um diferencial ao condomínio relacionado a valorização do imóvel, sem falar no uso de uma área que foi feita para o lazer que são as piscinas.

Atualmente existem vários tipos de aquecedores no mercado, aqueles que aquecem a água feitos a gás, luz solar e eletricidade. É necessário fazer um estudo do que melhor deverá se adequar as necessidades e a área da piscina. Os aquecedores a eletricidade são os mais antigos, muito bons em funcionalidade, porém consomem muita energia elétrica, os aquecedores a gás têm ótimo desempenho, mas ainda demandam de áreas grandes para serem instalados e não tem boa funcionalidade em piscinas muito grandes. Atualmente, os principais sistemas de aquecimento para piscinas de condomínios disponíveis no mercado utilizam energia solar como fonte para funcionar, quando comparado com os outros sistemas é muito econômico chegando em até 70% de economia com energia. Assim, além de econômico, o lazer também se torna ecologicamente correto.

Para obtenção do desempenho máximo e alcance de 30ºC de temperatura a utilização de uma capa térmica é indispensável. Além do equipamento que aquece a água, é fundamental adquirir a capa ou manta térmica, pois ela garante a conservação da temperatura desejada. Ela cobre totalmente a piscina, evitando assim a perda do calor da água na piscina, enquanto o aquecedor está em processo de aquecimento da água circulante.

Piscina aquecida requer mais cuidados

A água aquecida aumenta a produção de suor dos banhistas e também favorece a proliferação e bactérias e fungos causadores de doenças. Esses fatores exigem que o monitoramento da água seja mais rigoroso do que seria requerido por uma piscina normal. O intervalo entre as vistorias deve ser menor, uma vez que a água aquecida requer mais ajustes.

O pH (escala que afere a acidez da água) deve ser controlado, pois o calor tende a aumentar o pH. Se em uma piscina comum o pH é controlado de 3 em 3 dias, na de água aquecida possivelmente será necessário controlar o pH diariamente.

Em relação ao cloro, o que vai ser diferente no tratamento de uma piscina aquecida é a quantidade de cloro que deve ser aplicada. Elas demandam uma quantidade maior de cloro em comparação às piscinas comuns. Isso acontece basicamente por dois motivos: a água aquecida acelera a decomposição do cloro e também a evaporação da água.

A limpeza das bordas também deve ser mais frequente. Conforme já foi dito, o calor da água provoca maior sudorese e o suor dos banhistas juntamente a restos de células mortas se acumulam sob a forma de placas gordurosas nas bordas da piscina, requerendo limpeza manual.