Cuidados com as plantas no inverno

Cuidados com as plantas no inverno

O inverno esta chegando devagar no Brasil e essas mudanças na natureza devem ser incorporadas também ao paisagismo dos condomínios, essa atenção garante ainda mais beleza aos jardins sendo importante o planejamento nas manutenções, gerando assim também economia para todos. 

O outono, que começou no final de março, segue trazendo transformações de várias maneiras na natureza, além da moda, é claro. O inverno, que começa oficialmente no país em 20 de junho e vai até 22 de setembro, bate à porta com pouca chuva e queda de temperatura na maior parte do Brasil. Vale ressaltar que essas mudanças trazidas com as estações variam de intensidade em cada canto do extenso território nacional. O inverno, por exemplo, em geral, apresenta pouco volume de chuva em grande parte do Brasil e uma queda mais acentuada de temperatura nos termômetros do Centro-Sul do país.

Essas mudanças influenciam a saúde das plantas, é importante que o período seja de atenção na manutenção ou até mesmo no plantio de novas mudas, se assim for necessário. Por isso, é imprescindível a participação de profissional no planejar e executar do projeto de paisagismo, para que, a cada estação, surjam novidades e mais beleza nas áreas verdes e não problemas, como, por exemplo, os decorrentes da intensificação dos ventos.

As Azaleias, Magnólias, Camélias e Quaresmeiras são ideais para esse período mais fresco e podem resistir até mesmo as geadas, se bem cuidadas. Em São Paulo, por exemplo, com as temperaturas bem mais baixas, as espécies, em grande parte, entram em dormência. É nesta época que se recomenda a cobertura de gramados com composto orgânico, visando proteger a grama do tempo mais frio e servindo também como um recondicionador de solo, preparando o terreno para próxima estação com chuvas mais abundantes.

Vale ressaltar que profissionais experientes estão aptos a utilizarem defensivos organo-minerais contra as pragas de jardim. Esses materiais vêm da natureza e não prejudicam o local e nem animais ou pessoas que convivam no espaço. Contudo, é preciso agir com moderação e sempre observando as instruções do fabricante para evitar excessos e não correr o risco de obter o efeito oposto ao desejado arruinando o jardim.

Como na moda, o outono-inverno é uma estação rica em detalhes na natureza. Com os cuidados certos e a orientação devida, o condomínio não perde em beleza nas áreas verdes. Afinal, um caminho bem desenhado até de folhas caídas sugere o cuidado da administração. Além disso, é de se considerar também a redução nos gastos com a rega do jardim, que pode e deve ser reduzida nesse período em que as plantas necessitam de menos água.