Falta pouco para a abertura da temporada de férias escolares!

Falta pouco para a abertura da temporada de férias escolares!

Dezembro esta pertinho e durante as férias escolares que se aproximam as crianças que moram em condomínios residenciais e não viajam tendem a passar mais tempo nas áreas comuns do prédio.

                   O síndico deve estar vigilante na circulação desses pequenos condôminos dentro do condomínio. Sobre a segurança das crianças, a preocupação maior deve ser em relação a elevadores, garagem, escadaria, piscina, playground e áreas de acesso restrito como caixas d’água e casa das máquinas. Algumas medidas devem ser adotadas para manter a ordem no período de férias:

  • Restringir áreas

A brincadeira não pode rolar solta por todos os locais, é necessário estabelecer limites para o uso de áreas comuns. Por exemplo, não é permitido andar de patins ou bicicleta em corredores, crianças não devem ter livre acesso ao salão de festas ou outro espaço que possua equipamentos que podem ser danificados.

  • Estabelecer horários

A lei do silêncio deve ser respeitada também nas férias. Não é porque as crianças estão livres dos compromissos escolares que elas podem brincar nas dependências comuns do prédio pelas horas que quiserem. O silêncio deve ser guardado das 22h às 8h e os excessos de barulho e bagunça devem ser combatidos mesmo na faixa de horário liberada.

  • Exigir supervisão

O condomínio deve proibir o acesso de crianças desacompanhadas a espaços que possibilitem, ainda que minimamente, o risco de acidentes. Piscina, playground ou brinquedoteca são exemplos. O uso deve ser obrigatoriamente supervisionado por um adulto responsável.

  • Advertir pais e responsáveis

Não custa nada reforçar informações nesse período de férias. Para isso, é interessante que o síndico envie para as unidades uma lista de advertências do que é vetado nas áreas comuns do prédio, bem como as penalidades previstas a quem infringir o Regimento do condomínio.

Para resolver esses problemas uma boa alternativa seria a contratação de profissionais que criam atividades para as crianças, um tipo de colônia de férias, recreações no condomínio, estes profissionais trabalham com diversas atividades junto as crianças, ocupando o tempo ocioso, integrando as crianças e proporcionando atividades físicas muito importantes no desenvolvimento dos pequenos e médios condôminos.