O perigo vem do céu!

O perigo vem do céu!

O Brasil é um dos países com maior incidência de raios no mundo, e seu condomínio está protegido para a próxima temporada?

 Cerca de 50 milhões de descargas atmosféricas atingem o território brasileiro, ocasionando mortes, danos a edificações, incêndios, falhas no sistema de distribuição de energia e telecomunicações.

Segundo o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), “A cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais da ordem de um bilhão de reais no país”.

No ranking do estado de São Paulo, Araraquara ocupa a 313° posição com uma Densidade de descargas: 8,09 por km²/ano. Já nossa vizinha Matão ocupa a 103° posição com uma Densidade de descargas: 9,58 por km²/ano.

Em uma visão geral o sistema de SPDA, conhecido como popularmente como Para-raios, tem a função de reduzir os danos causados por descargas atmosféricas à edificação, não havendo uma garantia de 100%, que uma edificação com um SPDA não sofra danos, porém a falta de manutenção ou até inexistência desse equipamento pode trazer sérios prejuízos à edificação.

Como é de conhecimento o sindico responde civil e criminalmente pelo condomínio e é de sua responsabilidade, adequar, manter ou instalar o SPDA caso a edificação necessite. A norma vigente para SPDA é a NBR 5419:2015 que esta em vigor desde 22/06/2015. Por se tratar de uma norma com atualização recente em alguns casos, edificações construídas antes de 2015 podem ter a necessidade da adequação do SPDA.

Manutenção:

Segundo o item 7.4.1 da NBR 5419:2015, A regularidade das inspeções é condição fundamental para a confiabilidade de um SPDA. O responsável pela estrutura deve ser informado de todas as irregularidades observadas por meio de relatório técnico emitido após cada inspeção periódica. Cabe ao profissional emitente da documentação recomendar, baseado nos danos encontrados, o prazo de manutenção no sistema, que pode variar desde “imediato” a “item de manutenção preventiva”.

Periodicidade das Inspeções:

Segundo o item 7.3 NBR 5419:2015 a regularidade das inspeções deve ocorrer;

  1. a) durante a construção da estrutura;
  2. b) após a instalação do SPDA, no momento da emissão do documento “as built;
  3. c) após alterações ou reparos, ou quando houver suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica;
  4. d) inspeção visual semestral apontando eventuais pontos deteriorados no sistema;
  5. e) periodicamente, realizada por profissional habilitado e capacitado a exercer esta atividade, com emissão de documentação pertinente, em intervalos determinados, assim relacionados:

— Um ano, para estruturas contendo munição ou explosivos, ou em locais expostos à corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.),ou ainda estruturas pertencentes a fornecedores de serviços considerados essenciais(energia, água, sinais etc.);

— Três anos, para as demais estruturas.

Vantagens de se manter em dia o SPDA:

Seguros, mantendo-se um sistema de SPDA conforme a norma vigente e a devida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) fornecida por um engenheiro Eletricista, em dia, o valor cobrado pelo seguro do condomínio pode ser menor em alguns casos, pode ser extremamente vantajoso em processos de indenização por danos causados por descargas atmosféricas.

AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), para manter em dia o AVCB faz se necessário à manutenção da documentação das instalações elétricas bem como do SPDA, contemplando projeto e ART.

Equipamentos eletrônicos, um SPDA em conformidade ajuda a prevenir riscos de danos a equipamentos eletrônicos tais como, CFTV, Telefônica, Portão Automático e Eletrodoméstico em geral.

Alvenaria da edificação, o SPDA é fundamental para reduzir ou evitar danos à estrutura da edificação tais como rachaduras ou perdas parciais da alvenaria causadas por descargas atmosféricas.

Eng° Diogo Bandeira Silva, Engenheiro eletricista.