Quais recursos seu condomínio tem nas situações de emergência financeira?

Quais recursos seu condomínio tem nas situações de emergência financeira?

Criação de fundo de reserva assegura recursos para o condomínio em situações emergenciais

                 O bom gestor é aquele que se antecipa aos problemas e cria um planejamento para agir em momentos de crise. Ter uma reserva financeira no condomínio é uma medida inteligente a ser tomada, uma vez que imprevistos ocorrem e geralmente exigem uma resolução rápida afim de evitar maiores prejuízos.

Para grandes sinistros há a cobertura do seguro predial, porém há outros pequenos incidentes que podem causar grande dor de cabeça. Imagine um evento totalmente atípico ocorrer e pegar a todos desprevenidos? Exemplo: uma pane elétrica danificou o sistema de distribuição de energia e o problema precisa ser resolvido com urgência.

Como agir nessa situação? Se o caixa do condomínio estiver zerado, o jeito é recorrer à cobrança de uma taxa extra emergencial. Porém, daqui que todos os condôminos sejam comunicados disso e paguem suas respectivas contribuições leva-se muito tempo e os prejuízos se acumulam.

Por outro lado, se o condomínio já possuir um dinheiro guardado, o problema inicial pode ser sanado de imediato e depois se veem maneiras de ratear a despesa. É para situações imprevisíveis como essa que serve o fundo de reserva. Trata-se de uma poupança alimentada com recursos recolhidos entre os condôminos fora a taxa condominial que banca as despesas ordinárias como água, energia, funcionários, manutenções.

A maioria dos condomínios já possuem, desde sua constituição, a previsão dessa arrecadação extra destinada ao fundo de reserva, bem como o percentual estabelecido para essa finalidade. Em geral, essa alíquota varia de 5% a 10% e é a única forma de arrecadação extra a figurar nas convenções, as demais taxas extraordinárias (visando um reparo ou uma benfeitoria) devem passar pelo crivo da assembleia de moradores.

O fundo de reserva guarda uma quantia que deve passar a maior parte do tempo parada, não deve ser acionada por qualquer coisa. Por esse motivo, é interessante que o dinheiro seja aplicado em alguma alternativa que o faça render, mas ao mesmo tempo que possa ser resgatado a qualquer momento.

Por chegar a acumular grandes montantes, o fundo de reserva também pode servir como uma poupança forçada para posteriormente ser investido por exemplo em uma grande obra, cujo rateio pesaria muito no bolso dos moradores se fosse completamente parcelada durante a sua realização.

Seja qual for ao final o objetivo para o qual venha a ser utilizado o dinheiro do fundo de reserva, é importante ressaltar a importância de que ele exista. O condomínio e o síndico precisam saber poupar para ter aonde recorrer na hora do aperto!