Vigilância Solidária participe dessa ação!!!

Vigilância Solidária participe dessa ação!!!

Torne sua rua e seu bairro mais seguro

Antes de falarmos do projeto é necessário explicar aos que não conhecem o que são os Consegs, são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, cada conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, cada Conselho tem reuniões mensais, a Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial, os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem-sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Voltando ao projeto, o Vigilância Solidária consiste em conectar ao site do Conseg do bairro as câmeras com imagens voltadas para as ruas, já existentes e a serem instaladas nos comércios, indústrias, bancos e residências. O objetivo do Projeto “Vigilância Solidaria” é permitir a integração da sociedade quanto a todos os participantes poderem compartilhar suas imagens externas propiciando aos integrantes maior visibilidade onde através de seu PC, Tablet e/ou aplicativo do celular poderem enxergar as imagens da sua rua, como também, a demais câmeras integradas no projeto do bairro. Algumas das facilidades esta na segurança preventiva que poderá proporcionar a cada um dos usuários quanto à visualização, principalmente à noite quando estiverem saindo ou chegando, para saber se há alguma atividade suspeita ou estranha antes de abrir a porta de sua garagem e ser surpreendido com um bandido lhe abordando como temos visto em reportagens. Também permite acompanhar familiares vindos por exemplo, a pé do Metrô, do ponto de ônibus, da escola, etc. Por outro lado o sistema grava as imagens por 7 (sete) dias, permitindo aos usuários verificarem imagens gravadas. O sistema integrado já em operação em outras regiões como Guarulhos tem a vantagem que este site e aplicativos ajudam e ajudarão com o monitoramento de imagens que serão disponibilizadas para as Policia Civil, Militar e Guarda Civil Metropolitana facilitando o trabalho dos policiais com acesso as imagens em tempo real para o pronto atendimento de ocorrências pontuais, bem como, nas imagens gravadas para posteriores investigações com melhora na integração e segurança.

O Projeto foi concebido, pois constatamos que existem milhares de câmeras instaladas em condomínios, casas, comércios, indústrias e outros locais, porém, as mesmas só são acessadas pelos seus próprios usuários desperdiçando inúmeras oportunidades de ajuda mútua. Como o projeto Vizinhança Solidária já esta consagrada no Conseg Belém e operada pela Policia Militar no seu tópico de Policiamento Comunitário a qual já visitou e integrou milhares de vizinhos no bairro do Belém colocando uns ajudando outros e estabelecendo um vínculo fortíssimo da PM com a população neste trabalho exercido pelos Policiais da Base Comunitária de Segurança do Belém, a Vigilância Solidaria visa complementar este trabalho de forma engenhosa, eficaz e simples. Cada participante receberá também uma placa para afixar no seu imóvel destacando claramente que a rua está sendo monitorada com imagens compartilhadas. Esse processo inibirá de forma cabal a ação de criminosos que obviamente optarão por cometer delitos onde não esteja coberto pelo monitoramento, pois nunca se saberá quando alguém ou até policias estarão olhando naquele momento. No caso do Conseg do Belém também serão colocadas nas ruas ou locais de maior incidência de delitos uma faixa, como já acontece em outras regiões como Guarulhos, informando que o local está sendo monitorado pela população e pelas Policias visando inibir ações delituosas. Como a gravação é na nuvem, mesmo que o ladrão corte o fio de uma determinada câmera ou roube a mesma a imagem estará preservada no nosso site e ainda ele será filmado pelas demais câmeras da rua, pois o sistema grava as imagens por 7 dias, permitindo aos usuários verificarem imagens gravadas. Através de um aplicativo no celular qualquer um que esteja vendo ou vivenciando uma situação de emergência poderá pressionar a imagem desta câmera por 5 segundos no próprio celular e o sistema emitira um alerta a todos os usuários mostrando um box nas telas dos computadores ligados ao sistema aparecendo a imagem da câmera e na parte superior o nome, telefone e dados de quem acionou para que os demais possam acionar o 190 e solicitar a ajuda. Este alerta emite também um aviso sonoro alertando até aqueles que não estiverem olhando para o computador naquele momento, o mesmo alerta também aparece em todas as telas das Policias, mas deixamos bem claro que a maneira correta de acionar a Polícia é via telefone 190.

Para participar do projeto basta ter uma câmera IP com 1 mega de resolução ou mais, voltada para rua e internet de banda larga suficiente para conectar-se ao nosso sistema, para maiores informações do projeto ou dos Consegs envie-nos um e-mail para consegbelem@consegbelem.org.br ou wgcons@terra.com.br e acessem o site www.conseg.sp.gov.br