INTERFONES, BÁSICOS OU SOFISTICADOS, MAS SEMPRE ESSENCIAIS.

INTERFONES, BÁSICOS OU SOFISTICADOS, MAS SEMPRE ESSENCIAIS.

Eles constituem itens fundamentais para qualquer condomínio, já que são responsáveis por estabelecer a comunicação interna no prédio: os interfones! Trata-se de equipamento ao qual nem sempre é dada a devida atenção no tocante à manutenção, todavia, quando ocorre algum dano e um deles fica sem funcionar, é certo que algum transtorno será causado.

Esses aparelhos costumam dar alguns “sinais e sintomas” de que algo está errado e precisa ser verificado: ruídos na ligação, dificuldade de entender o que a outra pessoa está falando, dificuldade na abertura do portão por meio do interfone do apartamento começam a aparecer. Esses indícios geralmente são frutos da falta de manutenções periódicas por um profissional especializado.

Os interfones são objetos projetados para serem bastante resistentes, inclusive para suportarem condições de mau uso em situações normais. É o que explica o Gerente de Controle de Acesso Condominial da Internas, Emerson da Fonseca Nascimento. “Porém, manutenções periódicas feitas por profissionais especializados irão contribuir para que o sistema opere por muitos anos em boas condições, atendendo assim ao propósito de prover comunicação efetiva e segura dentro do condomínio. O síndico ou responsável pelo sistema de interfonia do prédio deve escolher produtos de qualidade de empresas idôneas e de boa reputação”, destaca.

Emerson comenta que a assessoria de um especialista é essencial para garantir que outras avarias danifiquem o aparelho, como, por exemplo, prevenir oscilações na energia como as que existem em épocas de chuva e alta incidência de raios. “Existem boas práticas de instalações desses equipamentos que ajudarão muito na proteção e bom funcionamento da solução. Um exemplo disso é incorporar produtos como nobreaks, protetores de surto, estabilizadores de tensão da rede elétrica, que fazem parte do portfólio de soluções da Intelbras. Esses equipamentos irão criar condições de proteção para que o sistema de interfonia possa operar normalmente em condições adversas”, afirma o gerente.

Você gostaria de renovar os interfones do seu prédio? Saiba que o preço do investimento varia de acordo com as expectativas que se tem. Emerson Fonseca exemplifica: “se for para contemplar uso de vídeo e telas dentro dos apartamentos para atender às chamadas, o custo fica consideravelmente maior. Contudo, existem soluções via aplicativo no mercado que integram as soluções mais populares de interfonia e câmeras, deixando o custo da atualização bem mais atraente. A estimativa de custo vai depender muito da solução que o profissional irá ofertar e a forma da venda e/ou locação dos equipamentos”, detalha. O técnico acrescenta ainda que cada condomínio tem uma identidade própria e pode demandar diferentes tipos de configurações para uma mesma gama de equipamentos.