Saiba o que é o Fevereiro Roxo!

Saiba o que é o Fevereiro Roxo!

Fevereiro Roxo

O Fevereiro Roxo é uma campanha que tem por objetivo promover e incentivar o diagnóstico precoce de três doenças: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

Seu fim é permitir que os pacientes tivessem mais qualidade de vida mesmo ao conviver com alguma dessas condições. Dessa forma, quanto mais ágil for o exame e diagnostico e tão logo se inicie o tratamento, maiores são as chances de retardar o avanço da doença.

Alzheimer: família é crucial para a promoção do bem-estar do paciente.

O Alzheimer atinge de forma geral os mais idosos. Por isso, o seu quadro clínico muitas vezes é confundido com sintomas normais da idade e assim, é posta como uma doença de difícil diagnóstico.

No entanto, é preciso ficar atento, pois pode surgir também de forma precipitada, ainda mais se já houver pessoas com o quadro na família.

Os principais sintomas: Falta de coerência na fala; Perda da memória recente.

Ou seja, o paciente lembra-se de fatos passados, mas não se lembra de coisas que ocorreram recentemente.

Sobre a doença:

A doença de Alzheimer evolui de forma lenta e gradual, assim, cada vez mais regiões do cérebro são afetadas. Entretanto, é possível tratar com terapia e medicamento e, assim, retardar os efeitos mais graves, principalmente quando o diagnóstico se dá ainda no estágio inicial.

Dessa forma, quem tem idoso ou pessoa de meia-idade na família deve ficar atenta aos fatores abaixo:

Confusão com horário e dia da semana;

Desorientação em lugares conhecidos;

Problemas de linguagem;

Esquecer-se muitas vezes das palavras;

Esquecimento de fatos recentes – por exemplo, não saber em que data ou estação do ano está;

Ter dificuldades para manter uma conversa e não manter uma linha de raciocínio;

Esquecer-se do local onde guardou um objeto e não ser capaz de fazer o processo mental para se lembrar de onde deixou;

Esquecer-se de fatos recentes, como o que almoçou ou o que tomou no café da manhã.

O Alzheimer ainda não tem cura, mas possui um tratamento, e quanto antes o paciente obtiver o diagnóstico, maiores as chances de retardar o andamento da doença e de promover melhor qualidade de vida para o paciente.

Lúpus: seguir à risca o tratamento pode auxiliar no controle da doença.

Lúpus é uma doença inflamatória onde o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do organismo, dessa forma, afeta as articulações, pele, rins, cérebro e outros órgãos, causando febre, fadiga e dor nas articulações.

Para identificar o risco da doença, veja os seguintes sintomas: Feridas na boca; Ansiedade; Rigidez muscular e inchaços; Confusão mental; Perda de memória; Vermelhidão na face sobre as bochechas e na ponta do nariz; Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol; Fadiga; Febre; Dor nas articulações; Dificuldade para respirar; Dor no peito ao inspirar profundamente; Sensibilidade à luz solar; Dor de cabeça; Queda de cabelo; Desconforto geral; Mal-estar.

É considerada uma doença autoimune, uma vez que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, tratando-os como invasores externos.

Diagnóstico:

O diagnóstico costuma não ser fácil por que os sintomas podem variar de um paciente para o outro, podendo até ser confundido com outras doenças que possuem sintomas quase iguais. Por isso, o ideal é que se relatem todos os sintomas ao médico e que se faça a série de exames possíveis para identificá-la a doença.

Dessa forma, que podemos afirmar é que, apesar de ser uma doença crônica, o tratamento adequado é vital para mantê-la sob controle  e preservar a qualidade de vida do paciente  desse modo, reduzindo os sintomas, que muitas vezes podem ser dolorosos.

Fibromialgia: diagnóstico precoce e tratamento adequado auxiliam na qualidade de vida

A fibromialgia é uma doença reumatologia que afeta no geral mulheres na faixa de idade de 30 a 60 anos. Mas não se engane a síndrome pode surgir de forma prematura, inclusive na infância e na adolescência. Além disso, é necessário lembrar que a doença é hereditária.

Dessa forma, para identificar a doença é preciso prestar atenção aos seguintes sintomas:

Dor constante por todo o corpo; Dor intensa ao toque; Cansaço frequente; Distúrbios do sono; Rigidez muscular; Problemas de memória e concentração.

Como todos os sinais acima são problemas mais gerais e comuns se acredita que o diagnóstico não aconteça de forma rápida, porque muitas vezes ele é subnotificado.

As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez. Sua principal característica é uma dor muscular crônica e geral que acompanha outros sintomas, como por exemplo, fadiga, alterações de sono, memória e humor.

Assim como as doenças anteriores, de forma infeliz a fibromialgia não tem cura e a medicina pouco evoluiu em estudos que a entendem de forma completa no corpo humano.

No entanto, com o diagnóstico correto e no tempo certo, pode-se apontar o tratamento mais adequado, que envolve tanto o uso de medicação quanto a prática de terapias alternativas, a exemplo de fisioterapia e acupuntura.

Sendo assim, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente, sem dores.