A vaga mais espaçosa

A vaga mais espaçosa

Mediação Por Ana Maria Esteves e Lísia Palombini

O condômino X compra um utilitário, SUV, bem maior do que o que tinha, e pede a José Carlos, seu vizinho, que troque a sua  vaga com ele para que consiga estacionar, pois a vaga deste é uma das mais amplas. A questão de ceder a vaga que José Carlos está acostumado a estacionar por 20 anos vira uma tormenta para ele, que mora em Copacabana, RJ. Aqui ele nos conta sobre o caso:

 

Uso uma vaga de garagem há mais de 20 anos, agora um vizinho comprou uma caminhonete e quer trocar de vaga alegando que a minha vaga é a mais espaçosa de todas. Onde já se viu um senhor da minha idade ter que mudar de vaga porque um vizinho resolveu comprar um carro trambolho?  Já avisei a ele que, além de ser o mais antigo do prédio, tenho prioridade por ser idoso e  não vou ceder a ele um espaço que já me pertence somente para agradá-lo.  Ele não entendeu e me avisou que vai colocar isso em pauta na assembleia geral para discussão e tem certeza que todos vão apoiá-lo. Não me interessa se de uns tempos pra cá os modelos de carros tenham aumentado de tamanho e que não caibam nas vagas já existentes; ele que alugue uma vaga num espaço externo do prédio ou troque de vaga com outro. Estou no meu direito e não sairei, estou certo ? “

José Carlos, 72 anos, Copacabana- RJ

 

Resposta – Sr. José Carlos, as questões divergentes sobre vagas de garagem aparecem quase que diariamente nos condomínios, principalmente aqueles com um certo tempo de construção e que não tenham tido previsão para vagas maiores que pudessem abrigar carros grandes.

Em primeiro lugar, entendemos que esteja muito acostumado ao longo desses anos com sua vaga e que por ser a mais espaçosa da garagem também lhe traz segurança na hora de manobrar.

Gostaríamos de explicar que a escolha pelo melhor método de solução de conflito, ou seja, pela mediação, pode possibilitar uma conversa franca e respeitosa entre vocês, a fim de gerar opções para a solução da questão, onde todos saiam satisfeitos. É uma ferramenta que preza pela continuidade da paz social, ressaltando a importância da solidariedade entre os conviventes.

Sempre é um bom exercício pensar na coletividade, no que é bom para o todo. Os motivos pelos quais ele tenha comprado um carro utilitário pode ser interessante analisar: uma família grande por exemplo. Imaginemos que o senhor comprasse um carro desses e precisasse da compreensão de um outro vizinho: como faria para dialogar? Como faria para convencer o outro da sua necessidade?

A mediação de conflitos viabiliza uma boa negociação, ajuda a separar as pessoas dos problemas permitindo que o foco seja a criação de opções satisfatórias para todos. Em outros casos, construímos junto aos condôminos a possibilidade de rodízio de carros nas vagas maiores, que eram apenas duas ao total, proposta essa que poderia fazer com que o senhor continuasse a usufruir das vagas mais espaçosas, assim não se sentiria prejudicado na decisão. O dia de amanhã pode nos causar surpresas.

* Mediadoras da Câmara Equilibre