Portas e janelas: digas de higienização

Portas e janelas: digas de higienização

Andréa Mattos

Popular em muitos condomínios devido a sua praticidade e relativo baixo custo, o alumínio é o material presente em esquadrias de janelas e portas. A má manutenção e higienização inadequada podem reduzir a vida útil do produto e trazer prejuízos. Saiba como limpá-lo e preservar a estética e funcionalidade por mais tempo

Condomínios localizados em ruas e avenidas com grande fluxo de veículos são os que mais sofrem com a poluição e acúmulo de sujeira. A fuligem acompanhada da poeira se impregna nas portas e janelas e podem danificá-las. Caso não seja retirada com frequência, essa sujeira pode criar crostas que se acumulam em trilhos ou dobradiças, dificultando a abertura da porta ou janela.

Limpeza fácil – Para fazer a higienização você vai precisar apenas de duas coisas bastante simples: água e detergente neutro. O uso de outros produtos de limpeza como alvejantes clorados, desinfetantes, produtos ácidos ou alcalinos demais, dentre outros, podem ter efeito abrasivo sobre o alumínio, causando arranhões, manchas, opacidade, ou em alguns casos, corrosão de estruturas.

O correto é, primeiramente, fazer uma lavagem com água para retirar o excesso de sujeira e depois complementar a limpeza esfregando uma esponja macia (jamais de aço!), molhada em solução de água com detergente. De preferência, a atividade deve ser feita partindo dos cantos superiores para os inferiores, evitando que a sujeira escorra para áreas que já foram limpas pela ação da gravidade.

É válido lembrar que produtos derivados de petróleo – querosene por exemplo -, eles atraem partículas de poeira abrasivas que deterioram o acabamento dos itens, diminuindo sua a vida útil. Além disto, esse tipo de produto resseca plásticos e borrachas. Caso haja danos ao alumínio das portas e janelas, o polimento da superfície com uma cera apropriada pode ajudar a minimizar o aspecto de arranhões e manchas.

Aproveite a hora da higienização para vistoriar parafusos e dobradiças, apertando-os ou fazendo a reposição deles caso seja necessário. Borrife lubrificantes para facilitar os movimentos de abertura e fechamento, evitando o barulho incômodo de “ranger”.

Você sabia? – O alumínio, antes de chegar às suas mãos sob a forma de portas, esquadrias, janelas e outros produtos, passa por um processo químico chamado de anodização, que consiste em agregar à superfície do metal uma camada de óxido, que faz uma selagem. Isso é o que garante a durabilidade do alumínio, bem como sua aparência brilhante. O uso indevido de materiais de limpeza abrasivos pode comprometer essa proteção, retirando ou arranhando a película que envolve o alumínio.

*A autora é jornalista e colaboradora do Jornal do Síndico