Mais que uma necessidade, uma iluminação adequada pode transformar o ambiente

Mais que uma necessidade, uma iluminação adequada pode transformar o ambiente

Por Cecília Lima

 

Você já imaginou como seria a sua vida se não existisse a luz elétrica? Desenvolver atividades básicas como cozinhar, ler um livro, tomar banho à noite seriam impraticáveis. Durante o dia é até indicado que se aproveite ao máximo a luz solar e deixem os dispositivos elétricos desligados para evitar desperdício de energia, mas depois que o sol se põe as lâmpadas se tornam itens indispensáveis.

Mais que uma necessidade, a iluminação artificial pode ser um valioso instrumento estético na hora de montar um espaço. A coloração e intensidade da luz é capaz de tornar um cômodo menos ou mais aconchegante, estimular ou desacelerar o raciocínio, valorizar qualidades ou “esconder” imperfeições.

Profissional – Para explorar todo o potencial das luzes existe o lighting designer. Esse profissional é responsável pela elaboração do projeto de iluminação em uma reforma. Ele trabalha em sintonia com o arquiteto e o designer de interiores para colocar em prática os anseios dos clientes.

Cada ambiente de um condomínio requer uma iluminação diferenciada. Para mais aconchego (ideal para, sala de televisão e hall) são indicados focos de luz amarela. Abajures com lâmpadas incandescentes (quentes) desempenham bem esse papel. O foco indireto desse tipo de luminária produz uma luz suave que inspira relaxamento.

Espaços em que se cobra precisão na visão, a exemplo de, salão de festas, banheiro e escritório, é recomendado o uso das lâmpadas fluorescentes (frias). Elas são as mais usadas no Brasil, justamente por serem as mais baratas e duradouras e que proporcionam mais economia de energia. Essa lâmpada produz uma luz branca em várias intensidades, ideal para trabalhos minuciosos como cortar alimentos, fazer a barba e maquiagem ou leitura.

Locais de trânsito de pessoas como corredores e escadas devem ser bem iluminados para evitar acidentes. A luz pode ser quente ou fria, mas deve ser fornecida em uma quantidade ideal para que o transeunte não esbarre em nada e possa se machucar. A segurança também deve ser levada em consideração quando o assunto é iluminação de áreas externas, caso existam.

LED – As lâmpadas de Led são a “vedete” do momento. O Led é um componente eletrônico, mais precisamente, um diodo semicondutor. O funcionamento é simples, diferente da maioria dos componentes eletrônicos, que liberam energia através do calor, o Led consegue liberar a energia excedente na forma de luz.

As atuais LED lights (lâmpadas de LED) proporcionam uma iluminação excelente e o melhor, funcionam em várias cores. Elas utilizam os mesmos bocais que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes e já começam a ter um valor compensador se olharmos em termos de custo/benefício.

Um número grande de condomínios já está substituindo as lâmpadas incandescentes e econômicas, pelas novas lâmpadas de Led, conseguindo uma efetiva economia em suas contas de luz.

*Jornalista