O abastecimento de água em condomínio predial

O abastecimento de água em condomínio predial

Por Arnaldo de Meira Carvalho

 

Conhecimento e prevenção são importantes para o bom aproveitamento deste recurso

 

O abastecimento de água potável nas grandes cidades sempre foi um desafio. As cidades crescem, a infraestrutura se torna obsoleta, as demandas aumentam e as concessionárias de abastecimento não conseguem acompanhar essas exigências. Prevalecem no Brasil sistemas com índices de perdas muito elevados e limitações que passam a influenciar no dia a dia da população.

 

As águas superficiais captadas a cada dia estão com problemas de qualidade e quantidade devido aos lançamentos de esgotos domésticos e industriais e à ausência de proteção das bacias hidrográficas. Já as águas subterrâneas geralmente apresentam quantidades limitadas e dependem muito da condição geológica da região.

 

Essa realidade faz com que as águas para abastecimento sejam captadas em locais cada vez mais distantes das cidades, levando ao aumento dos custos do seu transporte e do seu tratamento.

 

Racionamento – O que isso influencia na vida das pessoas e dos condomínios prediais? Há uma clara tendência de aumento na conta de água e da ocorrência de eventos de racionamento e escassez.

Nos condomínios prediais a tendência é que a conta de água passe a ter um maior peso nas despesas mensais. Vale lembrar que a COPASA trabalha com sistema de tarifas por faixa de consumo, o que onera ainda mais os consumidores perdulários.

 

A implantação de poços tubulares profundos, também conhecidos como poços artesianos pode ser pensada como alternativa possível de ser adotada ao abastecimento de água da COPASA. Esta alternativa tem demonstrado que há um ganho com o aumento da disponibilidade de água, mas, por outro lado ocorre aumento da conta de energia elétrica (que tem subido de forma exponencial). Há necessidade também da obtenção das autorizações legais e há uma tendência de queda na qualidade das águas, com possíveis descumprimentos dos padrões estabelecidos pela portaria 2914 do Ministério da Saúde.

 

Soluções – O que fazer para economizar e reduzir a conta da água em condomínios prediais? O abastecimento de água em um prédio precisa ser aprimorado. Uma das questões prementes é a tentativa da hidrometração individual, caso possível e necessário. A alternativa é louvável e tem dado bons resultados (de 20 a 30% de redução nas contas), especialmente para aqueles que estão preocupados com a economia.

 

Mas a questão fundamental é adotar práticas de uso racional da água, onde profissionais treinados (engenheiros, bombeiros, porteiros e síndicos) atuam na caracterização do uso da água no prédio, na identificação de vazamentos, na indicação dos usos indevidos de água, na definição das normas para utilização regular, na criação de mecanismos e métodos de redução de consumo, no monitoramento e mesmo nas campanhas de conscientização.

 

O conhecimento do uso da água no prédio é fundamental para apontar as formas de tratamento desta questão, por isto, o trabalho começa com o levantamento de informações, entre as quais se destacam: o consumo médio no condomínio, o número de dias que o prédio consegue atender os moradores com falta de água da rua, a frequência da limpeza da caixa d´água, o uso da água de chuva, as formas de uso da água em áreas comuns, entre outras.

 

O uso racional das águas não é um modismo. É uma tendência com pegada ambiental e econômica. Economizar e reduzir a sua conta de água é uma necessidade. Com isto, você estará preparado para enfrentar problemas relacionados ao aumento da conta da água e seu racionamento, se houver.

 

Você já pesou em fazer um diagnóstico profissional no seu sistema de abastecimento de água?

 

*Engenheiro Sanitarista – Arquétipo Projetos – arnaldocarvalho3@gmail.com