Piscina do prédio pode ser aliada da saúde!

Piscina do prédio pode ser aliada da saúde!

Por Cecília Lima

A piscina do seu condomínio pode vir a ser mais que um simples local voltado para o lazer dos fins de semana ou dias quentes. Com orientação adequada e pouco investimento, ela pode se tornar um equipamento aliado na busca por uma vida mais saudável e ativa, podendo ser utilizada para a prática de atividades físicas.

 

Essa foi uma ideia posta em prática a partir de uma iniciativa da bancária aposentada Gilda Morais, 60 anos, que reuniu vizinhas do condomínio para juntas montarem uma turma de hidroginástica no residencial em que vivem na cidade de João Pessoa (PB).  “A ideia surgiu quando minha professora da academia disse que ministrava aulas particulares de hidroginástica desde que a pessoa tivesse uma piscina disponível e que eu poderia formar uma turma para ratear a mensalidade. Conversei com algumas pessoas do prédio, que se interessaram e levamos a proposta ao síndico que não colocou nenhum obstáculo, desde que as aulas fossem realizadas em horários de pouco uso da piscina”, relata Gilda.

 

As sessões de hidroginástica começaram a ser realizadas em outubro de 2018, três vezes por semana, às 7 horas, e têm sido um sucesso. “Fizemos um contrato de um mês experimental com a professora e depois disso houve mais procura e então fechamos por seis meses”, comemora a moradora.

 

Despesa – A despesa com as aulas de hidroginástica é pequena quando comparada ao que se paga em academias de ginástica, ainda mais considerando o acréscimo da vantagem de não precisar se locomover de carro ou outro transporte, o que traz mais economia de tempo e dinheiro. Fora a remuneração da educadora física responsável, também foi feito um investimento de cerca de R$ 300,00 com equipamentos simples que dinamizam as aulas: bolas, boias e pranchas.

 

Existem muitos exercícios além da hidroginástica que podem ser realizados em uma piscina. Outro exemplo que pode ser praticado é o Hidropilates, que une o pilates com a hidroginástica. O principal benefício da atividade física dentro da água é a redução do impacto das articulações sem abrir mão do fortalecimento muscular. Outra vantagem é que os exercícios podem ser executados por pessoas de qualquer condicionamento físico, no ritmo de cada um.

*Jornalista