Saiba como os condomínios devem receber reclamações

Saiba como os condomínios devem receber reclamações

Por Carlos Eduardo Alves de Queiroz

 

Como os síndicos e síndicas devem receber as reclamações dos condôminos? Elas podem ser enviadas pelo whatsapp? Todas essas dúvidas serão esclarecidas nesta coluna. Resolvi abordar esse assunto por ter constatado que no período do isolamento social tem aumentado o número de queixas nos condomínios, principalmente de barulho.

 

É importante que qualquer tipo de reclamação ou pedido de providência seja feito por escrito, preferencialmente assinada pelo autor. A outra alternativa é registrar a reclamação em um livro do condomínio, mas é importante que tenha a assinatura do condômino e de uma testemunha.

 

Esses cuidados são importantes para que o síndico não passe por situações constrangedoras quando for tomar providências. Muitas vezes o autor muda de ideia, e acaba dizendo que não fez nenhuma reclamação.

 

É importante que os grupos de whatsapp sejam usados somente para tratar dos assuntos de interesse do condomínio. Definir as regras para o uso destes grupos é uma boa alternativa para evitar problemas. Somente quem mora no condomínio deve ser autorizado a participar destes grupos.

 

Assuntos de futebol, de religião e de política, devem ser evitados. O síndico deve providenciar um print das reclamações registradas no whatsapp. Com a chegada das eleições, esse cuidado precisa ser redobrado.

 

As pessoas devem evitar postar informações ou denúncias dos candidatos. Quando isso ocorre pode gerar desentendimentos e até brigas. É importante alertar que compartilhar notícias falsas é crime. Esses cuidados são importantes para preservar uma boa convivência entre todos.