Vantagens de um síndico profissional

Vantagens de um síndico profissional

Por Simone Gonçalves

 

Administrar um condomínio não é tarefa fácil, pois além de várias áreas a serem geridas ainda existem infinitas fontes que geram conflitos. O trabalho do síndico, seja ele morador ou profissional, é fundamental para a vida condominial. Atualmente, não é mais exigido que o síndico seja condômino, assim, hoje em dia, contamos com a figura do síndico profissional.

 

Este novo profissional é uma ótima opção quando não há candidatos ou quando o condomínio decide profissionalizar sua administração, pois é contratado sem vínculo empregatício, uma vez que é um prestador de serviços.

 

E quais são as vantagens de se ter um Síndico Profissional no seu Condomínio?

 

Gestão Profissional – Embora o seu condomínio conte com serviços de uma administradora, é o síndico o responsável por uma boa gestão condominial. O síndico profissional além de trabalhar visando eficiência na gestão do condomínio, também planeja a redução de custos e melhor aproveitamento do orçamento, aumentando o controle do fluxo de caixa, por exemplo.

 

Hoje em dia existem diversos softwares de gestão para auxiliar as tarefas dos síndicos e comunicação com os moradores, o que facilita a eficiência e transparência da administração condominial.

 

Impessoalidade – Dentre as várias vantagens em contratar um síndico profissional a impessoalidade é uma das principais. Isto porque, em casos de conflitos internos, não há ligação emocional com nenhuma das partes. Logo, o síndico profissional é capaz de encontrar soluções e/ou alternativas que atendam primeiramente aos interesses do condomínio como um todo.

 

Também, ao optar pela contratação profissionalizada, os condôminos têm ciência de que a função deste profissional é garantir que o patrimônio seja conservado e que as regras estabelecidas sejam cumpridas.

 

Valorização Patrimonial – A atuação do síndico é equivalente a do gestor de negócios, já que dentre suas funções está a preservação e valorização patrimonial do condomínio contratante.

 

Por exemplo, a escolha de um síndico profissional qualificado, facilita a elaboração de cálculos para as previsões orçamentárias, evitando surpresas desagradáveis. Além disso, é sua função manter o condomínio em conformidade com a legislação, convenção, regulamento interno e as deliberações feitas em assembleias, o que certamente, evitará problemas e prejuízos financeiros. Ainda mais que, os condomínios têm diversas legislações esparsas que implicam em recolhimento de impostos sob pena de condenação pesada quando estes não forem corretamente recolhidos.

 

Profissionalismo – Cada vez mais, síndicos profissionais possuem habilidades qualificadas permitindo-lhes buscar orçamentos viáveis, renegociar contratos, além de possuir uma relação maior com profissionais de diversas áreas. Desta forma, é possível prestar uma administração profissional, ética e de qualidade, proporcionando ao condomínio uma gestão empresarial adaptada à vida residencial.

 

Um bom síndico profissional tem conhecimento de mercado, ou seja, sabe encontrar os melhores fornecedores, identifica os serviços necessários para o tamanho do condomínio, realiza a administração correta dos recursos, tem conhecimento profundo em legislação e deveres do síndico, dentre outros.

 

Assim, profissionalismo com respaldo administrativo/financeiro e jurídico está entre as principais vantagens em optar pela contratação de um síndico profissional.

 

Remuneração Fixa – A faixa salarial do síndico profissional depende da complexidade de cada condomínio. Ao negociar a remuneração com o síndico profissional, deve-se levar em conta alguns pontos importantes, tais como: número de unidades, número de visitas necessária no condomínio, quantidade das áreas de lazer, se há funcionários próprios ou terceirizados, se há administradora de condomínio e/ou é um serviço de autogestão e dentre outros.

 

Se for analisar a fundo, o custo-benefício é altamente compensatório quando comparado ao pagamento das despesas e/ou multas de uma gestão ineficiente.

 

Quando a função exercida pelo síndico morador não é planejada, os problemas serão inúmeros, mesmo que muitas vezes não haja má fé. A inexperiência acaba saindo caro ao condomínio. Atualmente no mercado há grande oferta de síndicos profissionais, por isso vale a pena pesquisar e contratar um profissional qualificado.

 

Como podemos identificar, o síndico profissional é um gestor externo com função de gerir o condomínio através de boas práticas e ações preventivas, garantindo a segurança de todos. Assim, tendo em vista a falta de interesse e/ou disponibilidade dos moradores para exercer a função de síndico nos últimos anos, a procura por síndicos profissionais aumentou consideravelmente.

 

Se seu condomínio optou por contratar um síndico profissional, faça uma busca minuciosa, pois há no mercado profissionais éticos e qualificados. Pesquise!

*Advogada e responsável pelo Blog simonegoncalves.com.br/blog