Assessoria esportiva para condomínios: saiba como funciona

Assessoria esportiva para condomínios: saiba como funciona

Os condomínios passaram a ser mais que locais de habitação e hoje constituem verdadeiros complexos arquitetônicos os quais reúnem em um só lugar diversas soluções que facilitam a vida dos moradores, tais como variadas opções de lazer, compras, prestação de serviços e também prática de atividades físicas.

Sob tal viés, esse último aspecto é algo que tem tido uma crescente demanda em todo o Brasil. O mercado “fitness” avançou sobremaneira nos últimos anos e ganhou bastante espaço também em prédios residenciais, com a popularização dos serviços de assessoria esportiva para condomínios, ofertados por empresas que buscam levar uma melhor qualidade de vida por meio do lazer e atividade física supervisionada com segurança e melhor custo-benefício, já que utiliza a própria infraestrutura do edifício.

 

Uma empresa de assessoria esportiva também auxilia o síndico e a administração do condomínio em todos os assuntos relacionados à parte esportiva: atividades aquáticas ou na quadra, circuitos de recreação, colônia de férias, aulas na academia ou mesmo realização de mini-eventos, como campeonatos de futebol, por exemplo.

 

Marcelo Martinelli, gestor à frente da Condoprime – nome firmado há 11 anos no ramo condominial – destaca que, ao buscar uma assessoria esportiva, deve-se observar se a empresa possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), se é registrada no CREF (Conselho Regional de Educação Física) no respectivo estado e se possui seus profissionais registrados em regime CLT, pois isso traz mais segurança jurídica e trabalhista ao contratante.

 

Embora não exista uma lei que obrigue, em todo o território nacional, a exigência de se ter um educador físico credenciado ao CREF supervisionando as atividades físicas no condomínio, Marcelo destaca a importância de se priorizar o trabalho de um especialista: “Ter um profissional habilitado como responsável técnico, uma empresa de assessoria esportiva ou somente profissionais credenciados e registrados é de extrema importância pela segurança dos alunos. Ele tem embasamento acadêmico para aplicar o melhor treinamento específico, respeito à individualidade de cada morador (aluno), trazendo resultados com saúde”, pondera.

 

Martinelli acrescenta a informação de que o Rio de Janeiro é, todavia, um estado brasileiro que já possui legislação específica nesse assunto: a lei n°8070 de 17/08/2018 dispõe sobre a obrigatoriedade de registro de profissional de educação física como responsável técnico nos condomínios edilícios com espaços de academias nas condições que especifica. Para esses não há, entretanto, necessidade que estejam disponíveis full time no condomínio.

 

“A contratação [da assessoria] é em maioria simples (50% +1) dos presentes da assembleia que decidirá sobre”, informa Martinelli. “Atualmente os serviços disponíveis, em sua maioria, no mercado são os cobrados pelo rateio entre todas as unidades em um contrato mensal de hora/aula. Aprova-se uma grade pré-definida de atividades adulto, melhor idade e infantil, e todos poderão usufruir das modalidades que a assessoria esportiva propõe”, conclui o gestor da Condoprime.