Cabelos e unhas podem dar dicas de como anda sua saúde

Cabelos e unhas podem dar dicas de como anda sua saúde

Os cabelos e unhas costumam ser indicativos do grau de vaidade da pessoa – sobretudo mulheres – porém, eles vão além disso. Você sabia que eles dão fortes indícios de como anda a saúde geral do organismo? Sim, é preciso estar atento a possíveis alterações nesses anexos, pois eles podem indicar, principalmente, carências alimentares, ou seja, a insuficiência de nutrientes fundamentais.

 

Aspectos como cor, brilho, elasticidade devem ser observados, além do mais alarmante: a queda. Os cabelos têm um ciclo de vida de três anos, sendo que o seu crescimento corresponde a cerca de 1 cm por mês. Após atingir o seu tempo máximo de crescimento, é natural que os fios se desprendam do couro cabeludo.

 

A excessiva queda de cabelo deve ser um alerta para se procurar um médico dermatologista. São diversos os fatores que podem estar causando isso e, a partir de exames laboratoriais, o médico é capaz de propor um diagnóstico e iniciar um tratamento adequado para o distúrbio que está causando a queda dos cabelos.

 

Essa perda capilar pode ser causada, dentre outras causas, por certos distúrbios hormonais (como o hipotireoidismo ou hipertireoidismo), anemia/deficiências alimentares, estresse, uso de substâncias nocivas como cigarro e anabolizantes, predisposição genética ou, ainda, por procedimentos químicos como tinturas e alisamentos prejudiciais à saúde capilar.

 

As unhas muitas vezes são pouco valorizadas como indicativos de saúde, o que é um equívoco. Assim como o cabelo e também a pele, elas devem ser sempre avaliadas com atenção, pois podem estar dando dicas sutis de algum problema orgânico que possa estar acometendo o indivíduo.

 

Elas devem ser analisadas quanto a cor, brilho, consistência, se está quebradiça ou não, se possui fungos, se possuem deformidades ou descolam facilmente do leito do dedo. As unhas, assim como os cabelos, são um reflexo da alimentação e podem sofrer alterações quando há carências nutricionais.

 

Unhas pálidas, por exemplo, podem ser sinal de anemia por deficiência de ferro ou B12 ou pela falta de vitaminas C, A, E, complexo B e zinco. A quebra e a descamação pode ser carência de vitamina A, proteínas e cálcio ou pode ser resultado do contato com produtos químicos, como produtos de limpeza doméstica, por exemplo.

 

Unhas que não crescem ou que se soltam facilmente podem ser indicativos de problemas hormonais, como o hipotireoidismo, que precisa ser tratado com medicamentos. O importante é procurar um especialista. Apenas um médico poderá fazer o diagnóstico preciso e iniciar um tratamento eficaz para sanar o problema. A automedicação é sempre contraindicada, pois pode trazer mais malefícios que benefícios.