Correr ou caminhar: exercícios gratuitos e eficazes

Correr ou caminhar: exercícios gratuitos e eficazes

Chega a estação mais quente do ano e todo mundo quer ter um “corpo de verão” e com isso as academias lotam, surgem as fórmulas “milagrosas” de emagrecimento, os tratamentos estéticos se valorizam e toda uma indústria que vende a saúde, a beleza e o bem-estar como produtos se move.

 

Entretanto, ter um corpo saudável vai muito além de se enquadrar nos parâmetros de beleza impostos pela atualidade e, ao contrário do que muitos acreditam, isso pode ser feito de graça. Não é preciso gastar rios de dinheiro quando há opções tão simples como caminhar ou correr.

 

Ambas são alternativas de atividade física sem custo algum, que podem ser feitas na rua, em um parque, ou dentro das áreas comuns do próprio condomínio. Se houver esteira ergométrica disponível, melhor ainda, não há desculpas para fugir do exercício nem em dias de chuva.

 

Tanto a caminhada quanto a corrida são excelentes exercícios, para melhorar o sistema cardiorrespiratório e fortalecer os músculos, mas cada um com uma intensidade diferente. É importante lembrar que a prática de exercícios previne doenças como Diabetes, Hipertensão, Dislipidemias, doenças articulares, Depressão, dentre outros males, além de ter também a função estética.

 

Se você leva uma vida sedentária e não cultiva o habito de se exercitar, a caminhada é uma ótima pedida para começar a praticar uma atividade física. Apenas caminhando você movimenta várias partes do corpo, ajudando a manter o peso e na prevenção de doenças do coração e do sistema circulatório.

 

Em um segundo momento, adquirido o hábito da caminhada, é possível subir mais um degrau e elevar o nível do exercício praticando a corrida. Correr é um ato instintivo, nosso corpo foi feito para essa finalidade. O maior benefício da corrida é a facilidade que propicia na perda de peso já que aumenta o gasto calórico consideravelmente, bem como acelera o metabolismo; também melhora o sistema imunológico, a memória e o sono.

 

Trata-se de um exercício que exige um pouco mais de cuidado, pois necessita de maior eficiência pulmonar, muscular e cardíaca. É recomendável que antes de iniciar qualquer prática um pouco mais rigorosa, como a corrida, busque-se fazer um check up médico. Isso porque muitas pessoas podem ser portadoras de algum problema cardíaco e não ter ciência disso. Dessa forma, a sua atividade física deve ser orientada por um profissional da saúde.