Envelhecimento da pele é potencializado por maus hábitos

Envelhecimento da pele é potencializado por maus hábitos

A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo diversas funções, dentre elas a de proteger nosso organismo contra agentes invasores que causam doenças, contra radiação em excesso, líquidos nocivos, além de blindar – até certo ponto – o corpo contra cortes, arranhões e outras lesões.

 

Com tanta importância assim, seria justo que cada um cuidasse bem desse órgão tão fundamental para a manutenção do bem-estar físico. No entanto, muitas pessoas negligenciam os cuidados com a pele e, após anos de danos acumulados por maus hábitos, colhem frutos ruins desse descaso.

 

O envelhecimento cutâneo é uma dessas consequências. Obviamente, ele é uma condição natural pela qual todos vão passar, sobretudo devido à variação hormonal a que todos estão sujeitos. O problema está quando a pele começa a envelhecer precocemente em resposta à falta de cuidado, ou até mesmo, às agressões sofridas deliberadamente.

 

Confira 4 hábitos que contribuem para o envelhecimento precoce da pele:

 

  • Negligenciar o uso de protetor solar: ao contrário do que muitos pensam, ele deve ser usado no dia-a-dia, independentemente de se ir à praia ou piscina, assim como também nos dias nublados e de chuva. O ideal é usar um filtro solar com FPS 30 ou superior.

 

  • Não se hidratar: é válido lembrar que a principal hidratação deve vir de dentro para fora, ou seja, com uma boa ingestão de água diariamente. Concomitante a isso, o uso de cosméticos hidratantes também é recomendado, pois eles são capazes de formar um filme, uma finíssima película sobre a epiderme evitando a evaporação de água. As mãos e pescoços não podem ser esquecidas!

 

  • Consumir uma alimentação pobre: os antioxidantes são essenciais para preservar a saúde da pele e evitar ação de agressores externos como poluição e radiação infravermelha, além de neutralizar os radicais livres. Alguns alimentos como cenoura, chá verde, frutas cítricas, linhaça e suco de uva integral são antioxidantes e devem sempre compor o cardápio.

 

  • Desconhecer seu tipo de pele: muitas pessoas reclamam que os cosméticos usados na pele não surtem o efeito desejado. O problema pode estar na má escolha dos mesmos. É necessário conhecer o tipo de pele para eleger um bom produto. Cada um deles possui uma composição química específica para determinados objetivos. Por exemplo, controlar a oleosidade. Usar um produto para outro tipo de pele pode causar efeitos indesejáveis e causar prejuízos.

 

VOCÊ SABIA?

O Câncer de Pele do tipo não melanoma é a neoplasia mais frequente no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), espera-se mais de 165 mil novos casos de câncer de pele no ano de 2018.