A madeira e seus similares

A madeira e seus similares

DECORAÇÃO

 

(Redação com assessoria Mobly)

 

Requinte, tradicionalismo, conforto, beleza. Várias palavras podem ser usadas para atribuir qualidades a um material muito comum na decoração de ambientes domésticos, públicos e corporativos: a madeira. Reunindo características próprias, ela ainda é a queridinha para fabricação de móveis, portas e outras instalações.

 

Mas hoje em dia, além da madeira, que é um material de alto custo financeiro e ambiental, há no mercado uma gama de materiais similares que cumprem o mesmo papel estético e prático, requerendo um menor investimento e manutenção simplificada: MDF, Tamburato, MDP e Compensado, são alguns exemplos disponíveis, cada um com suas propriedades.

 

O MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, termo em inglês para designar uma placa de fibra de média densidade, um material derivado da madeira juntamente com fibras sintéticas. Muito utilizado na confecção de mobiliários, o MDF tem como principal atrativo o baixo custo, bem como a versatilidade: possui uma superfície plana e lisa, que permite ser recortada e ganhar formas variadas, como curvas e outros desenhos.

 

Já o Tamburato, de origem Italiana, consiste em um painel estrutural parcialmente oco contendo camadas externas de partículas finas de madeira prensada e um miolo em formato de colmeia de papel reciclado. Ele é ideal para fabricação de produtos que exijam espessura grossa, como alguns tipos de móveis, como mesas, bancadas, prateleiras e painéis, pois conferem a essas uma boa estabilidade.

 

Muitas vezes confundido com o MDF pela semelhança da sigla, o MDP (Medium Density Particleboard) é um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si, contendo com resinas ureicas, mediante a ação de temperatura e alta pressão. Sua principal qualidade é entregar um excelente acabamento, pois possui uma ótima absorção da tinta. O MDP acaba sendo empregado em locais que requerem maior resistência, em móveis grandes como armários, visto que ele tem uma densidade maior que o MDF, embora seja mais barato.

 

O Compensado, por sua vez, é um derivado de madeira concebido pelo inventor sueco Immanuel Nobel. O material é constituído de finas placas de entalho de madeira, cujas camadas são coladas umas às outras, cada uma com seu grão perpendicular às camadas adjacentes para maior força. O Compensado é muito utilizado para assentos que serão revestidos, uso esse que se deve à sua característica capacidade de resistência, o que também o faz ser empregado em mesas, prateleiras, estantes e racks.