Desentupimento preventivo evita gastos exorbitantes com tubulação

Desentupimento preventivo evita gastos exorbitantes com tubulação

Em 2020, o período da quarentena trouxe grandes modificações não só para a rotina dos condomínios, mas até mesmo para a estrutura deles em alguns aspectos. Muitas dessas alterações só estão sendo percebidas com o decorrer dos meses, sendo uma delas a maior ocorrência de problemas relacionados a entupimentos em encanamentos, o que se deve provavelmente ao fato de parcela considerável dos condôminos terem passado mais tempo em casa.

 

Essa abrupta mudança, com mais gente fazendo atividades domésticas (como cozinhar, por exemplo). Além disso, soma-se o fato de que infelizmente muitos moradores não têm a consciência de tomar os devidos cuidados com o encanamento e perpetuam más práticas, como: jogar comida ou óleo pelo ralo da cozinha, dar descarga em papel higiênico ou até mesmo outros objetos no vaso sanitário. Tudo isso, de forma concentrada em pouco tempo, sobrecarregou em certa medida sistemas de tubulação de alguns prédios, acelerando processos de entupimento.

 

Identificando problemas – Em primeiro lugar, é preciso estar atento se o seu condomínio se encaixa neste perfil e pode ter sido prejudicado com uma sobrecarga na rede de esgotamento. A ideia é sempre agir antes que o problema se agrave! O principal sinal de que algo não está bem é o odor desagradável próximo a galerias, caixas de gordura, ralos. Se houver insetos na proximidade, confirma-se mais a suspeita. Quando há transbordamentos, isso já é sinal de franca obstrução e o problema é muito mais sério.

 

O remédio sai caro – Se o condomínio deixar para tomar uma atitude apenas quanto a “bomba estourar”, ou seja, acionar uma emergência 24h de uma desentupidora, pode ser que tenha uma grande (e desagradável surpresa) na hora de pagar a conta. Isso porque os serviços desse tipo costumam ser de alta complexidade, consideram a distância (em metros) do ponto de obstrução para mensurar o preço, e a conta geralmente sai bem cara. O síndico, por sua vez, vê-se em uma situação de refém, pois não há outra alternativa a não ser realizar aquela solução dispendiosa.

 

A prevenção sai mais barata – Quando falamos em tubulações de prédios, o ditado “prevenir é melhor que remediar” é mais válido do que nunca. É muito mais vantajoso financeiramente manter um contrato fixo com uma empresa desentupidora (após todo o rito de cotações e aprovação em assembleia) para a realização de manutenções periódicas, evitando assim que haja alguma obstrução grave.

 

O desentupimento preventivo consiste em uma limpeza de áreas que tendem a acumular resíduos, tais como colunas de esgoto, redes coletoras, ramais de pias, tanques, caixas de gordura, ralos, toda a rede que drena a garagem e água da chuva. A regularidade dessa higienização vai evitar surpresas desagradáveis para todos, tanto em relação aos transtornos causados, como também em relação ao alto custo para contornar um problema agudo.