Estética e saúde devem ser acompanhadas por profissionais

Estética e saúde devem ser acompanhadas por profissionais

BEM ESTAR

 

Na onda dos cuidados estéticos como uma tendência cada vez mais forte, a prática de dietas e atividades físicas, além de tratamentos embelezadores vem tendo mais procura. Seja em busca de um corpo perfeito ou em nome de uma vida mais saudável, o fato é que muito mais pessoas nutrem preocupações com os cuidados consigo mesmas do que em tempos passados.

 

Tal iniciativa é louvável e demonstra uma maior responsabilidade do indivíduo para consigo mesmo e seu bem-estar. Esses procedimentos, contudo, não devem ser feitos de forma aleatória, sob o risco de trazerem mais prejuízos que benefícios, caso sejam mal executados. A assistência e acompanhamento de um profissional especializado é sempre o mais recomendável para se fazer tudo com mais segurança e também eficiência, para se alcançar os objetivos almejados.

 

A internet, por meio de suas redes sociais, exerce atualmente grande influência no cotidiano de seus usuários. A cada dia, multiplicam-se as figuras de blogueiros (as), youtubers e outros influenciadores digitais que repassam dicas de como praticar um determinado exercício físico, elaborar uma dieta para emagrecimento ou ganho de massa corporal, uso de medicamentos e procedimentos estéticos, dentre outras atividades para as quais – na maioria das vezes – não estão capacitados para orientar.

 

Médicos, nutricionistas, educadores físicos são profissionais habilitados para instruir métodos, fazer avaliações e determinar condutas em prol da saúde das pessoas, pois eles receberam a formação necessária para conduzir o cliente até os seus objetivos por meio de um caminho seguro e bem sucedido. Optar por ouvir as “dicas” de um amador não profissional pode custar caro, ou mesmo causar danos irreversíveis.

 

No que diz respeito ao treinamento físico, não faltam relatos de indivíduos que – influenciados por figuras midiáticas da internet que não possuem qualquer formação para repassar instruções – se lesionaram seriamente após exercícios mal executados, com carga superior à indicada ou por fazer movimentos incompatíveis com o próprio corpo. Tais lesões traumáticas, às vezes, requerem cirurgias ou, ainda, causam prejuízos irreversíveis.

 

Em relação à alimentação, quem nunca ouviu falar em uma “dieta da moda” ou na “dieta das famosas” que é a bola da vez? Na maioria das vezes elas são restritivas, não atendem às necessidades específicas de cada organismo, geram ansiedade e – mesmo quando atingem seu objetivo de emagrecimento – presenteiam o indivíduo com um efeito rebote de ganho de peso meses após. Há ainda os danos a órgãos e ao próprio metabolismo, os quais podem sofrer com planos alimentares mal equilibrados.

 

Na companhia das famosas dietas, geralmente andam juntas as indicações de medicamentos e tratamentos estéticos dos mais diversos. Essas intervenções podem ser perigosas sem a devida avaliação de um profissional competente e, de repente, o que parecia ser a promessa de um corpo maravilhoso pode se tornar em um grave problema de saúde. Por isso, é sempre recomendável que se busque a assistência de um profissional especializado para a finalidade que se deseja.