História de hoje: Os pets da vizinhança – Gatos

História de hoje: Os pets da vizinhança – Gatos

Minha vizinha tem 3 gatos no apartamento, que ela foi trazendo para o prédio em que moro. Quase que diariamente algum deles se solta e fica vagando pelo condomínio. Já registrei no livro de ocorrências, já falei para o síndico do prédio e até multada ela já foi, mas isso continua acontecendo. Meu filho tem alergia a pelo de gato e a toda hora aparece com problema respiratório e eu acho que isso tem relação com essa gataria solta. Sem falar do cheiro ruim que vem do apartamento quando passamos pela porta dessa moradora. Por favor, o que posso fazer?

Denise Fontes, de Duque de Caxias, RJ

Olá Denise! Quanto aborrecimento você deve estar passando com essa situação que, pelo jeito, não é de hoje e vem se arrastando sem soluções. Pelo que entendi você ainda não conversou diretamente com a sua vizinha e ela parece gostar muito de animais.

Casos assim são bastante comuns na mediação de conflitos e com ótimos resultados. A mediação é uma espécie de antessala dos desentendimentos que costumavam parar na justiça, mas que agora podem ser solucionados entre as pessoas envolvidas, sem precisar de todo estresse e burocracia que envolvem o aparato judicial. O mediador certificado vai facilitar que as pessoas decidam como resolver o problema.

A harmonia com a vizinhança passa pelo respeito e isso é muito importante nesse convívio diário quando vivemos em condomínios. Por vezes, a pessoa que deixa animais soltos nem sabe o quanto está causando transtornos para os outros.

Um trabalho de mediação ajudaria as pessoas a criarem outras opções para que os animais pudessem circular em horários alternativos no prédio, por exemplo.

Poderia alertar ainda que o passeio dos animaizinhos agrava a alergia de crianças. Tivemos um caso bem parecido e os vizinhos combinaram que seria instalada uma rede de proteção para os bichanos.

Naquele caso, também apareceu na conversa o problema do cheiro vindo do apartamento e mediamos para que a caixa de areia fosse trocada com maior frequência.

Os condomínios que já têm essa parceria com câmaras especializadas percebem a melhoria nas relações quando um terceiro imparcial – que nesse caso é mediador – atua para contribuir com a solução amigável. E ainda tem o benefício de desonerar os síndicos desse desgaste emocional com os condôminos. Senhor (a) síndico (a), se informe à respeito da mediação de conflitos! Afinal, vizinho não se escolhe, e essa é mais uma razão para haver o respeito entre todos. Dizem que gatos têm 7 vidas, mas não precisa ser uma vida de perturbação, não é? Ana Maria Esteves e Lísia Palombini Mediadoras da Câmara Equilibre