Lazer e segurança inspiram as “boates” de condomínio

Lazer e segurança inspiram as “boates” de condomínio

(Redação com Assessoria)

 

A criminalidade crescente nas grandes cidades tornou-se o medo de muitos pais que receiam pela segurança de seus filhos adolescentes, uma vez que, nessa fase da vida, é comum que eles busquem opções de lazer noturnas, as famosas “baladas”, mas a insegurança é um empecilho relevante.

 

A partir dessa demanda e também seguindo a tendência dos condomínios com ofertas múltiplas de lazer, vêm surgindo no mercado da arquitetura e design de interiores diversos modelos de projetos voltados para atender à essa busca por diversão aliada à segurança de se estar dentro de um ambiente conhecido, como o condomínio.

 

De acordo com a arquiteta Fernanda Andrade, vem crescendo o número de clientes que buscam por projetos que criem um espaço voltado para a descontração, alegria e encontro entre os jovens. “Saber que estão em casa e com quem estão é fundamental para a tranquilidade dos pais. Isso pode ser em espaços específicos no apartamento, casa ou em condomínios”, afirma.

 

A criação de um ambiente deste tipo pode se dar do zero, com a edificação de um local específico, ou com o reaproveitamento de um espaço já existente ou ainda com a adaptação do próprio salão de festas, que pode ser incrementado com equipamentos de sonorização e iluminação especiais para proporcionar o clima de festa. Para isso, alguns pontos devem ser considerados.

 

A arquiteta dá a dica do que é importante levar em conta nesse momento: o ambiente deve contar com isolamento acústico para não incomodar os demais condôminos.  “Há vários materiais para isolamento acústico, vidros especiais, revestimentos de paredes com painéis de madeira, por exemplo, paredes com isolamento com lã de vidro, isopor, lã de pet, instalação de carpetes, colocação de tapetes, tecidos e forro acústico. Esses materiais podem decorar o ambiente e melhorar a qualidade do som, já que é um local onde ele é constante” orienta Fernanda.

 

Segundo a profissional, a preparação acústica de um ambiente deve ser pensada tanto para melhorar a qualidade da acústica interna como eliminar a poluição sonora externa, limitando o vazamento de ruídos para fora do ambiente.

 

Ao se instalar um espaço de uso comum no condomínio, devem ser estabelecidas as regras para se usufruir dele. Primeiramente, o condomínio precisa ter uma listagem de todos os bens contidos no espaço, desde a aparelhagem eletrônica, a mobília, até os itens de bar e copa, se houver. As reservas devem ser feitas em nome de um condômino que se responsabiliza pelos cuidados e manutenção do patrimônio. A entrada de visitantes deve ser controlada pela portaria, tendo a devida identificação e autorização.

 

Outro ponto a se destacar é que a boate do condomínio é para intuito exclusivo de lazer dos moradores e seus convidados, sendo vetada a atividade comercial ou lucrativa de qualquer gênero, o que configuraria uma mudança na finalidade do imóvel, o que não é permitido.