Energia solar por assinatura: Trazendo economia, sustentabilidade e receita mensal

Energia solar por assinatura: Trazendo economia, sustentabilidade e receita mensal

A busca por soluções sustentáveis e econômicas cresce a cada dia, e os condomínios residenciais têm se mostrado como grandes aliados dessa mudança.

Uma das alternativas mais vantajosas em se tratando de economia de energia é a assinatura de energia solar, um modelo inovador que traz benefícios diretos tanto para o condomínio quanto para cada um dos seus moradores, uma escolha inteligente e consciente!

O que é a assinatura de energia solar?

Diferente da instalação de placas solares no próprio condomínio, a assinatura funciona como um plano de fornecimento de energia limpa. A eletricidade é gerada em fazendas solares credenciadas e distribuída para os consumidores através da rede da concessionária local. O condomínio faz sua adesão, recebe créditos de energia na sua conta da distribuidora e passa a economizar imediatamente, sem precisar investir em infraestrutura ou manutenção.

Benefícios para o condomínio e os moradores:

Economia na conta de luz: A principal vantagem é a redução significativa nos custos de energia. A assinatura pode gerar até 10% de economia mensal nas contas de luz do condomínio e moradores, e a partir de 2026 serão ainda maiores as reduções aos condomínios e em 2028 será o ano dos moradores, com a abertura do mercado livre de energia.

Sem investimento inicial: Ao contrário da instalação de painéis solares, a assinatura não exige nenhum investimento em equipamentos. Tudo é feito de forma remota, sem obras, instalação ou gastos com manutenção.

Sustentabilidade e valorização do imóvel: Utilizar energia renovável ajuda o meio ambiente e reduz a pegada de carbono. Além disso, condomínios sustentáveis tendem a se valorizar mais no mercado, atraindo moradores preocupados com o futuro do planeta.

Facilidade de adesão e gestão simplificada: O processo de adesão é simples e desburocratizado. Após a assinatura do contrato, os créditos de energia já começam a ser aplicados diretamente nas contas de luz do condomínio após homologação da concessionária de distribuição local.

Sem fidelidade e com liberdade de escolha: Boa parte dos contratos de energia solar por assinatura não exige fidelidade. O condomínio pode cancelar o serviço a qualquer momento, se desejar, garantindo total liberdade e segurança.

Bonificação por adesões dos moradores: Cada vez que um morador do condomínio também adere ao plano de assinatura de energia solar, o condomínio recebe um bônus exclusivo. Esse valor pode ser usado para abater ainda mais da conta de luz das áreas comuns ou, se preferir, gerar uma receita mensal extra para o caixa do condomínio, ajudando na manutenção, melhorias ou na redução da taxa condominial.

Síndicos essa é uma tendência que veio para ficar — e que transforma, na prática, o jeito de consumir energia no Brasil, em resumo são benefícios a todos.

 

lex25christyancastanheira@gmail.com