Alimentos poderosos no combate ao câncer

Alimentos poderosos no combate ao câncer

Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para se ter uma vida saudável. Mais que isso, alguns tipos de chás, legumes, frutas e grãos são valiosos aliados para prevenir doenças cancerígenas. Incluí-los no cardápio não anula as chances de desenvolver um câncer, mas pode ajudar a diminuir esse risco.

                 Os melhores alimentos são os antioxidantes e que combatem radicais livres. Confira algumas possibilidades elencadas pela Hellofood para incrementar a sua rotina com mais saúde!

Melancia, tomate e goiaba:

Esses três alimentos são ricos em licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha e que previnem o câncer de próstata.
Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas):

Elas são grandes fontes de vitamina C e auxiliam no combate de gripes e resfriados. Mas essas frutas também têm limonóides, substâncias antioxidantes que apresentam efeito preventivo contra o câncer.
Uvas vermelhas, suco e vinho tinto:

Já é sabido que uma tacinha de vinho pode fazer bem ao coração e à saúde. Mas saiba que essa qualidade de uva contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol) que são potentes agentes preventivos do câncer.
Brócolis, couve-flor e repolho:

Esse trio tem sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. O consumo diminui o risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.

 

Chás verde e branco:

Eles são ricos em compostos polifenóicos, que tem efeitos anticancerígenos. Essas substâncias inibem o surgimento e o desenvolvimento de tumor no pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon.
Alho:

Ele é rico em alicina, que inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.

 

Soja:

Para quem é vegetariano e faz bastante uso de soja e derivados, pode estar se protegendo sem nem saber. Isso porque esses alimentos são fonte de isoflavonas, que ajudam contra várias formas de câncer, destacando-se os de mama e próstata.

 

Linhaça:

Esse alimento é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata.

 

Pipoca:

Quem diria! Além de ir bem com um cinema, ela pode ser uma aliada para a saúde, porque contém o polifenol, um antioxidante que reduz o risco de câncer.

Azeite de oliva extra virgem:

Eles são fonte de antioxidantes fenólicos, que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama e de pulmão.