Como economizar água nos meses mais quentes do ano

Como economizar água nos meses mais quentes do ano

Em épocas de temperaturas mais altas, o consumo de água costuma se elevar. Saiba como evitar grandes aumentos na sua conta

A aproximação do verão reflete diretamente em nossos hábitos de consumo da água. Com as altas temperaturas, tomamos mais banhos e precisamos de mais líquidos para nos mantermos hidratados. Esse aumento do consumo nas épocas mais quentes torna ainda mais preocupante a pior crise hídrica enfrentada pelo Brasil em 91 anos.

Para garantir o uso racional, evitar o desperdício e reduzir os impactos da conta no orçamento do condomínio, conheça algumas medidas que podem ajudar no consumo consciente da água:

Invista em medição individualizada – Não há melhor forma de conhecer os hábitos da família do que a individualização de água. Com leitura feita por telemetria, o morador consegue consultar os relatórios de consumo mesmo antes do fechamento da conta. Dessa forma, é possível acompanhar até as menores alterações e ajustar os gastos do recurso natural em casa.

Faça a manutenção da rede – Para combater o desperdício, é importante reparar vazamentos que possam prejudicar o seu bolso e o meio ambiente. A adoção de hidrômetros individuais também ajuda na detecção de perdas d’água, uma vez que grandes variações podem ser visualizadas na conta de consumo.

Monitore a qualidade da água da piscina – Sensores instalados em reservatórios e piscinas permitem o acompanhamento da turbidez, do pH e da quantidade de cloro na água. Dessa forma, você cuida da saúde dos moradores e ainda evita que milhares de litros de água sejam desperdiçados.

Automatize as regas de jardins – A partir de sensores também é possível programar os aspersores (sprinklers) para manter as plantas saudáveis e irrigadas conforme as condições climáticas e necessidades de cada espécie.

A medição individualizada, a instalação de sensores para monitorar a qualidade da água em piscinas e reservatórios e a automação do sistema de irrigação de jardins garantem a eficiência hídrica em seu condomínio, colaborando com a economia dos gastos de maneira sustentável.

Para implantar essas melhorias no seu imóvel, escolha uma empresa qualificada, com equipamentos e comunicação de última geração, a partir do conceito de Internet das Coisas. Essa tecnologia permite a compatibilidade entre os dispositivos, ajudando a reduzir o custo das obras.