Como escolher a iluminação natalina adequada

Como escolher a iluminação natalina adequada

O Natal está se aproximando e isso torna o mês de dezembro muito mais iluminado e belo. De tudo que compõe a decoração tipicamente natalina, nada encanta mais do que a iluminação especial, são cores e formas que trazem luz e brilho a qualquer ambiente e os condomínios não costumam ficar fora dessa, a maioria se ornamenta para receber o Natal as festas de fim de ano.

É sempre importante lembrar que a beleza das luzes de Natal não pode ser colocada acima da segurança e é importante que se tenha o máximo de cuidado com instalações natalinas que fazem uso de energia elétrica. A seleção dos materiais deve ser realizada com critério para evitar acidentes e curtos-circuitos, além do consumo excessivo de energia. Nesses casos, optar por enfeites mais baratos, de procedência duvidosa, pode acarretar prejuízos financeiros maiores no futuro.

Aproveitando o ensejo da decoração temática, dezembro é um bom mês para se fazer uma vistoria geral de como andam as instalações elétricas do condomínio, checar tomadas, disjuntores, interruptores, quadros de luz, lâmpadas, fios e cabeamento, dentre outros dispositivos em busca de se verificar se há algum ponto de sobrecarga que possa favorecer acidentes como choques elétricos ou curto-circuito.

Em um segundo momento, na hora de adquirir um kit decorativo, deve-se levar em consideração requisitos fundamentais como a durabilidade do produto e a qualidade dele. O ideal é comprar instalações luminosas de qualidade que possam servir para os próximos anos, assim se faz um investimento que servirá para outras ocasiões. Na hora da escolha, observe se o item vem com o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), órgão federal que testa e certifica a qualidade do produto, atestando sua funcionalidade e segurança dentro dos parâmetros das normas técnicas brasileiras.

 

Outros detalhes também devem ser observados:

  • As condições da embalagem (está lacrada? O produto já foi utilizado?);
  • O aspecto do objeto (tem uma aparência frágil e de má qualidade?);
  • A embalagem deve informar a potência e o consumo médio de energia elétrica;
  • Certifique-se se ele está funcionando antes de levar (solicite que seja testado na sua frente);
  • Procure saber se ele é fabricado para uso interno ou externo e se suporta ser molhado (expor um objeto à chuva pode ser perigoso se ele não for à prova d’água);
  • A embalagem deve conter instruções sobre como utilizar o equipamento com segurança e as formas de armazenamento para reutilização nos próximos anos;
  • Por fim, verifique para qual tensão ele foi feito, se 110v ou 220v.

Também é fundamental que os condutores elétricos dos kits tenham dimensões compatíveis com os fios e cabos instalados no imóvel, assim como com os outros componentes da instalação elétrica como as tomadas, os disjuntores e o dispositivo DR.