Como está a sua saúde nesse inverno?

Como está a sua saúde nesse inverno?

Baixas temperaturas da estação favorecem alergias respiratórias, previna-se

O inverno chegou em 20 de junho e com ele as temperaturas tendem a despencar ainda mais fortemente. O frio atípico para muitas regiões do país traz consequências e de certa forma pode abalar a saúde. Um dos problemas comuns nessa estação do ano é a alergia respiratória – estima-se que aumentem até 40% – a qual deve ser observada com atenção, sobretudo, em crianças e pessoas mais fragilizadas, já que a alergia pode se tornar algo bastante preocupante, aumentando muito as chances de uma infecção secundária ou desenvolver uma bronquite crônica.

Os grandes inimigos dos alérgicos são os ácaros, mofo e a poeira, dois elementos que costumam estar mais presentes na nossa casa e ambiente de trabalho nessa época do ano. Sabe aqueles casacos e cobertores que passam o ano inteiro guardados no guarda roupas e só veem a luz do dia nos meses de inverno? Eles são armadilhas perigosas para quem tem sensibilidade respiratória, favorecendo crises asmáticas e de rinite.

No Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas convivem de forma persistente com asma, enquanto a rinite afeta aproximadamente 26% das crianças e 30% dos adolescentes. A asma é a quarta maior causa de hospitalização, resultando em cerca de 400 mil internações por ano em todo o país (Datasus, 2001). Anualmente mais de 250 mil pessoas morrem em decorrência da doença ao redor do mundo, com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No caso de uma rinite, asma ou bronquite, a alergia atinge as vias respiratórias. Os principais sintomas são nariz entupido ou coriza, espirros, olhos vermelhos e lacrimejantes. Outro tipo de alergia (que não é respiratória, mas é comum no inverno) é a dermatite, que pode se manifestar através de uma simples coceira na pele. Há também as alergias alimentares, que apresentam outros sintomas, tais como dor de cabeça, fadiga, febre, diarreia, dor de barriga e vômito.

Algumas medidas simples nos hábitos do cotidiano podem ajudar a manter-se longe dos agentes provocadores de alergia: forrar colchões e travesseiros com material impermeável; umidificar as narinas constantemente com soro fisiológico; beber bastante água; evitar locais fechados e com pouca ventilação por longos períodos; retirar de casa tudo que acumula mofo e poeira (bichos de pelúcia, jornais e revistas velhas, cortinas de pano); eliminar cigarro.