Cuidados antes de iniciar rotina de exercícios

Cuidados antes de iniciar rotina de exercícios

Desde março já se iniciou o período do ano em que há muita procura por academias para musculação e outras modalidades de atividades físicas.

 

O interesse em praticar exercícios físicos e melhorar os hábitos para perder os quilinhos extras adquiridos e ter uma vida saudável é louvável e deve ser incentivado. Contudo, há riscos em se fazer essa transição por conta própria, sem aconselhamento profissional. Antes de se iniciar uma rotina de atividades físicas regulares, deve-se buscar fazer um checkup médico, a fim de verificar se há algum tipo de exercício contraindicado.

Os maiores riscos são em relação à saúde do coração, sobretudo quando a atividade física proposta requer grande esforço e resistência, tais como treinamento funcional, crossfit, mude races, entre outras. Muitas pessoas vivem vários anos sem saber que possuem alguma deficiência cardiovascular ou patologia cardíaca, vindo a descobrir justamente quando ocorrem incidentes durante atividades de esforço prolongado.

Por isso, é recomendável passar por um médico cardiologista antes de iniciar esse tipo de exercício. A orientação é reforçada para aquelas pessoas hipertensas, com arritmia ou que já vivenciaram algum evento relacionado ao coração e também aquelas que não passaram por nenhuma experiência, mas possuem histórico de cardiopatas na família.

É necessário lembrar outro fato de risco a ser observado além da predisposição a problemas cardíacos: o sedentarismo. Pessoas sedentárias e com sobrepeso precisam passar por um condicionamento prévio, avançando de maneira mais gradual para os exercícios mais pesados paulatinamente.

De acordo com o cardiologista Dr. Sanderson Cauduro, pessoas com histórico de doenças do coração que começam atividades físicas sem acompanhamento possuem alto risco de desenvolver algum grau de descompensação da doença, como desmaios, fadiga excessiva, crises hipertensivas ou queda excessiva da pressão arterial e alguns casos podem levar, inclusive, à morte súbita.

O médico complementa com outras recomendações a todas as pessoas que pretendem começar uma atividade: “além de procurar se hidratar, tomando cerca de dois litros de água por dia, é fundamental evitar os picos de calor. Se os exercícios são realizados ao ar livre, por exemplo, é melhor fazê-los no início da manhã ou no final da tarde. Há que se cuidar também da alimentação, optando por uma dieta pobre em gordura e frituras e rica em vitaminas, cálcios e fibras”.