Cuidados na contratação de serviços e obras: Habilitação técnico-jurídica

Cuidados na contratação de serviços e obras: Habilitação técnico-jurídica

Imagine efetuar consideráveis pagamentos à contratada e não receber os insumos necessários à execução de determinada obra, por conta de entraves financeiros da contratada, oriundos de execuções trabalhistas, fiscais, ou, obrigações reconhecidas pela Justiça comum!

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 É cediço que o síndico, que se encontra investido da administração por eleição realizada em AGO dos condôminos, atua como um mandatário de um determinado condomínio edilício, com o objetivo de representá-lo ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, respondendo pelos atos necessários à defesa dos interesses comuns da massa condominial, consoante artigos 1.347 e art. 1.348, do Código Civil.

Nota-se que, na forma do que preconiza o artigo 1.348, notadamente em seu incisos IV, V, VI, VII e VIII, cabe ao síndico cumprir a convenção de condomínio, zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores, a elaboração do orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano, a cobrança dos valores das cotas condominiais, bem como a prestação anual das contas, obrigações essas que evidenciam a responsabilidade do síndico com relação ao monitoramento e controle da gestão da adequação orçamentária do condomínio que se encontra sob a sua administração.

Nesse sentido, o síndico responderá, pessoalmente, pelos atos praticados enquanto administrador do condomínio, caso sua conduta importe em eventual violação das obrigações a ele legalmente impostas, sendo certo que, à luz do artigo 927, do Código Civil, c/c artigos 186 e 187, do mesmo diploma legal, caso a inobservância de tais obrigações acarrete dano ao condomínio por ele administrado, restará configurado o seu dever de indenizar.

Sob essa ótica, para além da sugestiva escolha pelo “melhor” orçamento, deve o síndico se atentar à habilitação técnico-jurídica da empresa contratada tanto para a prestação de serviços, como a execução de obras, demonstrando de forma objetiva sua diligência na contratação.

Na prática, deve o síndico: (i) certificar-se que o objeto social constante tanto do contrato social, como do comprovante de inscrição na Receita Federal, é compatível ao serviço ou obra contratada; (ii) obter as certidões junto ao Poder Judiciário Estadual, Federal, Justiça do Trabalho, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da Caixa Econômica Federal (FGTS-CRF).

É justamente a partir dessas informações, objetivas, que eventuais problemas jurídicos e financeiros da contratada poderão ser identificados e, consequentemente, melhor avaliados, evitando dissabores e desgastes entre os condôminos, sobretudo em caso de inexecução parcial ou total do contrato.

Portanto, antes de contratar, solicite ao advogado a serviço do condomínio, a análise da habilitação técnico-jurídica das empresas a serem contratadas. Na próxima edição abordaremos outros cuidados, falaremos dos contratos.

guilherme@asta.adv.br

Advogado condominial, integrante da Comissão de Direito Condominial da Ordem dos Advogados de Barueri/SP